Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/14618

TitleContribuição da avaliação do processamento auditivo no estudo do desempenho académico
Author(s)Nunes, Cristiane Lima
Pereira, Liliane Desgualdo
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsTestes auditivos
Dificuldades de aprendizagem
Desempenho académico
Issue date19-Jul-2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Abstract(s)O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o seu desempenho académico. A amostra foi constituída por 20 crianças com bom desempenho académico (notas de 4,0 a 5,0) e 31 crianças com fraco desempenho académico (notas de 0,0 a 3,9). A análise estatística mostrou que dois dos testes (teste MSV e teste PD) discriminam significativamente os dois grupos de alunos e que há correlação entre o perfil académico e o fraco desempenho nalguns testes do processamento auditivo. Os resultados mostram a existência de correlação entre o desempenho académico e a dificuldade de analisar os sons recebidos, o que evidencia a relevância da avaliação das vias auditivas em crianças com baixo desempenho académico.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14618
ISBN978-989-8537-00-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEFLS-APA_DesempenhoAcad_1384-1405.pdfArtigo294,52 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID