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TítuloInventário sobre o conhecimento que pais-prestadores de cuidados detêm acerca do desenvolvimento da linguagem : faixas etárias dos 3 e 4 Anos
Autor(es)Sousa, Ana Isabel Antunes de
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Sousa, Inês Pereira Silva Cunha de
Data2010
Resumo(s)No âmbito da Intervenção Precoce (IP) a importância dos contextos naturais para o desenvolvimento e intervenção da criança assume uma dimensão fulcral valorizando, por conseguinte, o envolvimento e participação activa da família em todos os momentos do processo de intervenção. Assim, esta tese teve como objectivo perceber o conhecimento dos pais/ prestadores de cuidados acerca do desenvolvimento da linguagem, considerando a importância e influência que estes têm nesse desenvolvimento. Para essa finalidade foi construído um Inventário. O Inventário foi elaborado para as faixas etárias dos 3 e 4 anos com base nos comportamentos linguísticos que as crianças adoptam nessas idades e que estão descritos na bibliografia consultada. O presente trabalho constitui a análise dos Inventários das faixas etárias dos 3 e 4 anos, tendo sido este aplicado a respectivas amostras de conveniências de 123 e 134 pais/ prestadores de cuidados dos concelhos de Anadia, Espinho, Gondomar, Maia, Porto e Valongo. Verificou-se, com este estudo, que na faixa etária dos 3 anos, os pais/ prestadores de cuidados valorizam, de forma mais significativa, em termos de desenvolvimento linguístico, a área da Morfossintaxe enquanto que na faixa etária dos 4 anos a área linguística mais valorizada é a Semântica. Os comportamentos linguísticos que valorizam menos estão relacionados com a Metalinguagem, aos 3 anos, e com a Fonologia, aos 4 anos. Considera-se que o aumento do conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem, associado a um papel mais activo por parte dos pais, reflectir-se-á numa futura redução da ocorrência de perturbações na área da comunicação, fala e/ ou linguagem. Concluímos que os resultados obtidos indicam a necessidade de construção e aferição para a população portuguesa, de um Teste de Rastreio para Problemas de Desenvolvimento da Linguagem acessível e direccionado a pais/ prestadores de cuidados, de forma a atribuir-lhes um papel activo no despiste precoce e na avaliação de problemas de desenvolvimento de linguagem das suas crianças.
In what Early Intervention is concerned, the importance of natural contexts for child learning and development assumes an essential dimension, which consequently values the active involvement and participation of the family in all the different moments of the intervention process. So the goal of this dissertation was to understand the knowledge of parents/caregivers about Language Development, considering the importance, as well as the influence that they play in this process. For this purpose, a Survey of Language Development was developed. This Survey was created for the age groups of three and four-year-olds, having in mind the linguistic behaviors that children within these ages have, which are described in the bibliography. Thus, this dissertation is the analysis of the Surveys considering the three and four year old age groups. It has been applied to 123 and 134 parents/caregivers from the areas of Anadia, Espinho, Gondomar, Maia, Porto and Valongo. With this work, it was possible to find that in the three years old age group, the Morphosyntax area is significantly valued by parents and caregivers, in what the linguistic development is concerned. But the same research showed that in the four years old age group, parents and caregivers value a different area: Semantics. The linguistic behaviors that these individuals value less in the three years old age group are related to Metalanguage and in the four years old age group with Phonology. It is considered that the increase of knowledge about language development, associated with a more active role by parents will reflect in a future reduction in the occurrence of disturbances in communication, speech and/ or language. We are able to conclude that the results indicate the need for the construction and elaboration of a Screening Test for Language Development Problems for the Portuguese population, accessible and targeted to parents and caregivers, giving them an active role in early screening, as well as in the assessment of the language development problems of their children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Educativa Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14502
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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