Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14371
Título: | A influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Marques, Armanda Silva, Bento Duarte Marques, Natália |
Palavras-chave: | Edutainment Videojogos Rendimento escolar |
Data: | 2011 |
Revista: | Revista Educação, Formação & Tecnologias |
Resumo(s): | Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensinoaprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optamos pela metodologia de survey, visando averiguar os hábitos de estudo e de jogo dos alunos, a relação com o rendimento académico, e observar as atitudes e comportamentos no uso do videojogo Campus – Vida Universitária. Os resultados mostram que a generalidade dos alunos são utilizadores assíduos de videojogos, e que este uso não é prejudicial para a aprendizagem. No entanto, as atitudes perante o jogo divergem consoante o rendimento escolar: os alunos de rendimento escolar mais elevados têm mais autonomia, interesse e concentração nas tarefas, podendo concluir-se que estas duas práticas aliadas – estudar e jogar – se complementam. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14371 |
ISSN: | 1646‐933X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos.pdf | 251,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |