Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14367
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Andreia de Assis | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-15T17:56:43Z | - |
dc.date.available | 2011-11-15T17:56:43Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14367 | - |
dc.description.abstract | Neste texto colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteou uma pesquisa de doutoramento acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/Brasil, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - TICE. Destacamos como a colaboração online pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos exemplos desta interacção mediadas pela ferramenta E-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adoptado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram. | por |
dc.description.abstract | In this communication to explore, the predominant form, the theoretical framework that guided a doctoral research on the professional development of teachers of history of the Municipal School of Belo Horizonte, Brazil, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group Mediated by information and communication technologies applied to education - TICE. We highlight how online collaboration can be an aggravator of the professional development of teachers and provide examples of this interaction is mediated by E-tool group. From the concept of professional development adopted by Garcia (1999) - as the set of processes and strategies that facilitate teachers' reflection on their practice, which helps teachers to manage knowledge, strategy and are able to learn from their experience - we believe the group may be a collaborative work space is conducive to these thoughts occur. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Colaboração online | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional de professores | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação | por |
dc.subject | Lista de discussão | por |
dc.subject | Collaboration | por |
dc.subject | Professional development | por |
dc.subject | TICE | por |
dc.subject | Discussion list | por |
dc.title | Colaboração online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 277 | por |
oaire.citationEndPage | 290 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | VII Conferência Internacional de TIC na Educação | por |
sdum.conferencePublication | VII Conferência Internacional de TIC na Educação | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Colaboração online uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores.pdf | 283,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |