Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14367

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Andreia de Assis-
dc.contributor.authorSilva, Bento Duarte-
dc.date.accessioned2011-11-15T17:56:43Z-
dc.date.available2011-11-15T17:56:43Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14367-
dc.description.abstractNeste texto colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteou uma pesquisa de doutoramento acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/Brasil, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - TICE. Destacamos como a colaboração online pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos exemplos desta interacção mediadas pela ferramenta E-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adoptado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.por
dc.description.abstractIn this communication to explore, the predominant form, the theoretical framework that guided a doctoral research on the professional development of teachers of history of the Municipal School of Belo Horizonte, Brazil, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group Mediated by information and communication technologies applied to education - TICE. We highlight how online collaboration can be an aggravator of the professional development of teachers and provide examples of this interaction is mediated by E-tool group. From the concept of professional development adopted by Garcia (1999) - as the set of processes and strategies that facilitate teachers' reflection on their practice, which helps teachers to manage knowledge, strategy and are able to learn from their experience - we believe the group may be a collaborative work space is conducive to these thoughts occur.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectColaboração onlinepor
dc.subjectDesenvolvimento profissional de professorespor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação aplicadas à educaçãopor
dc.subjectLista de discussãopor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectTICEpor
dc.subjectDiscussion listpor
dc.titleColaboração online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professorespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage277por
oaire.citationEndPage290por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleVII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Colaboração online uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores.pdf283,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID