Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14354
Título: | Representações sociais de docentes e alunos sobre educação à distância online |
Autor(es): | Conceição, Silvia Silva, Bento Duarte Euzebio, Marcos Sidnei P. |
Palavras-chave: | Educação online Representações sociais Resistência/preconceito Education Online Social representations Resistance/PResistance/Prejudicerejudice |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A comunicação apresenta um estudo sobre as representações sociais de
como alunos e docentes avaliam a Educação a Distância online. Foram analisados as
representações sociais de 20 sujeitos, 10 alunos e 10 docentes de cursos de graduação
de duas universidades privadas na região do ABC paulista. Subdividos em Grupo A
(alunos e docentes que tiveram experiência com a modalidade online) e Grupo B
(alunos e docentes que não tiveram a experiência online). Buscou-se encontrar
atitudes de resistência e/ou preconceito na modalidade de EAD online. Como
pressupostos teóricos adotou-se a teoria das Representações Sociais de Moscovici,
que define representações sociais (RS) como o conjunto de opiniões, crenças ou
valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um
determinado objeto e a teoria da Abordagem Estrutural das Representações Sociais
de Abric, que leva à identificação de quais são as palavras e as expressões que têm
maior importância no significado de uma determinada RS. O resultado apresentou a
co-ocorrência de quatro palavras integrantes do núcleo central da representação
social da EAD online nos grupos A e B. As ocorrências comuns ao núcleo central da RS
da EAD online para ambos os grupos foram “futuro” e “versatilidade”, que permitem
ter mais comodidade com horário flexível para os estudos. Em contrapartida nesses
mesmos grupos tem-se “superficial” e “economia” como integrantes desse mesmo
núcleo central da RS da EAD online. Outras expressões palavras, como “qualidade
duvidosa”, “ausência de professor” e “superficialidade” também são evocadas, o que
demonstra atitudes de preconceito e/ou resistência dos sujeitos investigados. A
resistência e/ou preconceito à EAD online parece ser um problema significativo e
ainda é uma das barreiras para a implementação de cursos de graduação na
modalidade online ou semipresencial. This communication presents a study on social representations of how students and teachers assess distance learning education online. We analyzed the social representations of 20 subjects, including 10 students and 10 teachers of undergraduate courses from two private universities in the region of Sao Paulo city. Subdivided into Group A (students and teachers who had experience with online distance education) and Group B (students and teachers who had experience with distance learning online), it was aimed to find some resistance and/or prejudice attitudes in the modality of online distance education. As theoretical background it was adopted Moscovici’s theory of social representation, which defines social representations (SR) as the set of opinions, beliefs or values that are socially constructed in groups defined in relation to a particular object: and Abric’s theory of the Structural Approach Social Representations, which leads to the identification of the words and expressions that have major significance to the meaning of a given SR. The result presented the co-occurrence of four words members of the central nucleus of social representation of online in groups A and B. The common occurrences to central nucleus of RS of online for both groups were "future” and “versatility” which allows more comfort with a flexible timetable for the studies. On the other hand in these same groups we have the words “superficial” and “economy” as part of that core of the RS online. Other expressions, such as “questionable quality”, “lack of teacher” and “superficiality” are also mentioned, which show attitudes of prejudice and / or resistance of the subjects investigated. The resistance and/or prejudice regarding online distance education seems to be a significant problem and is still one of the barriers to the implementation of undergraduate courses in online or blended mode. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14354 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Representações Sociais de Docentes e Alunos sobre Educação a Distância Online.pdf | 344,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |