Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14200
Título: | A leitura literária em biografias vernáculas de adultos em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências |
Autor(es): | Silva, Ana Cristina Alves Dionísio, Maria de Lourdes |
Palavras-chave: | Educação de Adultos Literacia Leitura |
Data: | Out-2011 |
Editora: | Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) |
Resumo(s): | Desde 2005 que, em Portugal, os adultos sem graus de escolaridade obrigatória concluídos podem obter um certificado escolar por meio do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este processo, que tem lugar em Centros de Novas Oportunidades (CNOs), sediados em escolas e em associações locais, públicas ou privadas, é, atualmente, o maior e o mais relevante movimento de requalificação escolar e profissional de adultos em Portugal. Dados os objetivos do processo e as características dos vários procedimentos para o reconhecimento e validação, como histórias de vida, escritas e orais, produção de portefólios, etc., neste processo as práticas de literacia assumem, ao mesmo tempo que são competências a reconhecer, um duplo estatuto: meio e fim das aprendizagens. Nesta comunicação, apresentamos os primeiros dados de um estudo mais amplo – A Vida em Mudança. A literacia na educação de adultos – sobre o impacto deste processo de certificação nas vidas de literacia dos indivíduos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14200 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva & Dionisio, Anais III FIAL.pdf | Texto publicado | 198,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |