Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13905

TítuloUma avaliação diagnóstica sobre a percepção de relações espaciais em crianças dos 3 aos 6 anos
Autor(es)Alves, Cristina
Gomes, Alexandra
Palavras-chaveCompetências de visualização
Avaliação diagnóstica
Erros frequentes
Materiais manipuláveis
DataSet-2011
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
Resumo(s)Neste artigo apresentamos os resultados da avaliação diagnóstica efectuada no âmbito do projecto de doutoramento em Estudos da Criança que tem como objectivo estudar de que forma as competências de visualização são trabalhadas no pré-escolar e 1.º ano e de que forma as crianças exibem essas competências de visualização. Para tal, recorremos a quatro turmas (duas do pré-escolar e duas do primeiro ano) de um Agrupamento de Barcelos, e elaboramos um conjunto de tarefas de avaliação diagnóstica, algumas criadas para o efeito, outras retiradas da adaptação espanhola do ―TEMA3 – Test de competencia matemática básica‖. Como resultado desta avaliação diagnóstica foi possível constatar alguns erros frequentes que as crianças cometem no modo como percepcionam os objectos tridimensionais e a destreza ou falta dela no uso de alguns materiais manipuláveis.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13905
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
S2.003_Alves_&_Gomes.pdfArtigo completo230,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID