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dc.contributor.advisorCarvalho, João Álvaro-
dc.contributor.authorCarvalho, Piedade Barros López de-
dc.date.accessioned2011-10-18T10:05:59Z-
dc.date.available2011-10-18T10:05:59Z-
dc.date.issued2011-06-21-
dc.date.submitted2009-12-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13900-
dc.descriptionTese de doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação (área de Conhecimento de Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)por
dc.description.abstractO presente estudo pretende identificar os factores que de per si constituam os melhores indicadores relacionados com a adopção e uso de Electronic Performance Support Systems (EPSS) nas organizações. Concretamente, seguindo os modelos e teorias de adopção de TI disponibilizados pelas Teorias de Aceitação bem como estudos efectuados no domínio de EPSS, os quais apontam a existência de diversos factores capazes de influenciar a sua utilização e sucesso, este estudo pretende avaliar eventuais mudanças nesses factores considerando a ideia de alguns autores que assumem existirem diferenças por tipo de TI. A estratégia de investigação adoptada baseou-se em estudos de caso com recurso às percepções dos participantes na utilização de três tipos de EPSS. Um EPSS extrínseco o qual foca o suporte informático disponibilizado aos alunos no seu processo de aprendizagem e gestão do conhecimento numa instituição do ensino superior. Um EPSS intrínseco o qual foca o suporte informático proporcionado a profissionais de saúde oral em tarefas multifacetadas do seu trabalho clínico. Um EPSS externo o qual foca o suporte informático proporcionado a funcionários de agências de viagens e turismo em tarefas multifacetadas do seu trabalho organizacional. Durante os estudos de caso optou-se por utilizar o método Delphi, conjuntamente com a técnica Q-Sort, no sentido de extrapolar os factores chave a considerar quando se pretende avançar para a intervenção de um destes tipos de EPSS. Este método foi submetido a cada um dos painéis de participantes criteriosamente seleccionados para cada caso. Da aplicabilidade deste método resultaram os factores chave relacionados com o uso e adopção para cada um dos três tipos de EPSS correspondente ao consenso dos factores no qual os participantes se reviam. Os resultados chave incluem:  Factores que fortemente influenciam a intenção de utilização e bem assim a utilização efectiva de um EPSS extrínseco: valor acrescentado, demonstrabilidade dos resultados, qualidade do sistema, utilidade percebida, atitude em relação à TI e monitorização da tarefa.  Factores que fortemente influenciam a intenção de utilização e bem assim a utilização efectiva de um EPSS intrínseco: utilidade percebida, atitude em relação às TI, experiências de adopção, treino e suporte técnico, qualidade do sistema, facilidade de utilização percebida, monitorização da tarefa, demonstrabilidade dos resultados e qualidade da infra-estrutura de comunicações.  Factores que fortemente influenciam a intenção de utilização e bem assim a utilização efectiva de um EPSS externo: qualidade do sistema, qualidade da infra-estrutura de comunicações, treino e suporte técnico, atitude em relação à TI, conhecimentos de TI, utilidade percebida, autoconfiança, facilidade percebida, valor acrescentado, satisfação, conhecimentos da tarefa, características da tarefa, experiências de adopção e demonstrabilidade dos resultados. Porquanto os resultados de um trabalho envolvendo casos têm uma generalização limitada, os resultados podem ser considerados predominantemente válidos nos domínios abordados. A reunião da linha de casos estudada teve várias características diferentes. Por outro lado, os resultados revelaram-se ainda mais fascinantes na medida em que indicaram possibilidades interessantes para futuros trabalhos.por
dc.description.abstractThis study aims to identify the factors that are the best indicators related with the adoption and use of Electronic Performance Support Systems (EPSS) in the organizations. Actually, following the IT adoption models and theories disposed by the Acceptance Theories as well as studies performed in the EPSS domain, which aim the existence of diverse capable factors influencing its utilization and success, this study is going to evaluate eventual changes in those factors considering some authors idea that assume differences by kind of IT. The research strategy adopted was based on case studies using the participants' perceptions on the use of three types of EPSS. An extrinsic EPSS focused on the high school student’s technological support in their learning and knowledge management process. An intrinsic EPSS focused on the dental health workers technological support in their clinical tasks. An external EPSS focused on tourism agency employees’ technological support in their organizational tasks. During the case studies, it was chosen the Delphi method associated to Q-Sort technique, in order to extrapolate witch key factors are more relevant to be considered when trying to advance to the intervention of one type of EPSS. This method where submitted to each case study qualified members panel. From this method resulted the key factors to be considered when implementing and/or adopting each EPSS type, accordingly the recognized consence in witch the panel were renowned. The key findings include:  Factors that are best predictors of EPSS adoption and usage, witch determine the intention to use, and consequently determines the actual use of the extrinsic EPSS: enhanced value, result demonstrability, system quality, perceived usefulness, attitude towards IT and task monitoring.  Factors that are best predictors of EPSS adoption and usage, witch determine the intention to use, and consequently determines the actual use of the intrinsic EPSS: perceived usefulness, attitude towards IT, adoption experiences, train and technical support, system quality, perceived ease of use, task monitoring, result demonstrability and communications infrastructure quality.  Factors that are best predictors of EPSS adoption and usage, witch determine the intention to use, and consequently determines the actual use of the external EPSS: system quality, communications infrastructure quality, train and technical support, attitude towards IT, IT knowledge, perceived usefulness, self-confidence, perceived ease of use, enhanced value, satisfaction, task knowledge, task culture, adoption experiences and result demonstrability. While the results of a study consisting of case studies have limited generability, the results can be considered mostly valid in the domain of performance studied. The assembly line cases studied had several dissimilar key characteristics. On the other hand, even those findings were most fascinating and indicate interesting possibilities for further research.por
dc.description.sponsorshipPRODEP III – Medida 5 – Acção 5.3 – Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior, integrada no Eixo 3, Sociedade de Aprendizagem da intervenção Operacional da Educação do Ministério da Ciência e Ensino Superiorpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTecnologias de Informaçãopor
dc.subjectTeorias de Aceitaçãopor
dc.subjectAdopção de Tecnologias de Informaçãopor
dc.subjectEPSSpor
dc.subjectEngenharia de suporte ao desempenhopor
dc.subjectAprendizagem,por
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectDelphipor
dc.subjectQ-Sortpor
dc.subjectInformation Technologiespor
dc.subjectAcceptation Theoriespor
dc.subjectInformation Technologies adoptionpor
dc.subjectEPSSpor
dc.subjectPerformance support engineeringpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectCase studypor
dc.titleElectronic Performance Support Systems (EPSS): factores que influenciam a sua adopção e uso nas organizaçõespor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc658.0:681.3-
dc.subject.udc681.3:658.0-
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