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dc.contributor.advisorDourado, Luís Gonzaga Pereira-
dc.contributor.authorMatos, Luís Filipe Oliveira de-
dc.date.accessioned2011-09-29T13:57:10Z-
dc.date.available2011-09-29T13:57:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13739-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)por
dc.description.abstractA sociedade actual tem vindo a deparar-se com assuntos mediáticos e controversos, de raiz científica, de que é exemplo a problemática sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs). Estes organismos são vistos por uns como uma mais-valia, pois podem ajudar a resolver problemas da sociedade actual e, por outros, como algo de perigoso devido aos seus possíveis riscos, o que tem motivado um debate a nível científico, político e económico, do qual os cidadãos não se devem abster, uma vez que são parte interessada no mesmo. Para tal, estes indivíduos devem ser pessoas informadas, responsáveis e activas, aspectos para os quais contribui a formação em ciências. Deste modo, procedemos a uma investigação relativamente à problemática dos OGMs e à formação científica do cidadão comum, a qual envolveu a análise dos manuais escolares de Ciências Naturais do 9º ano adoptados no concelho de Penafiel e a aplicação de um questionário a 175 alunos desse concelho sobre as suas concepções e atitudes em relação a estes organismos, tendo-se posteriormente cruzado os resultados de ambos os estudos de modo a perceber se há, ou não, possibilidade de relação entre o conteúdo dos manuais e as concepções e ideias dos alunos. Estes estudos demonstraram que os manuais nem sempre apresentam a informação necessária, correcta ou lhe dão o devido destaque e, em relação aos alunos, que a maioria demonstrou ter ideias vagas, nem sempre cientificamente correctas, sobre o tema e que não rejeita os OGMs, apesar de não ter muitas certezas em relação à utilização dos mesmos e de ter menor receptividade perante o OGM de tipo alimentar. Cruzando os dados obtidos na análise de manuais e no questionário aplicado aos alunos, verificou-se que muitas das ideias e atitudes dos alunos estão em consonância com os manuais. Dado que a nossa investigação revela a existência de falhas ao nível dos manuais e da formação científica dos alunos no final do ensino básico, deverão ser tomadas medidas que permitam, aos alunos que terminam o 3º Ciclo do Ensino Básico, possuir conhecimentos sobre OGMs necessários a uma participação activa em debates sócio-centíficos.por
dc.description.abstractContemporary society has been faced with some scientific issues that are both popular for the media and controversial in nature. Genetically Modified Organisms (GMO) is an example of such issues. For some people, these organisms have an added value, as they are thought to contribute to the solution of some modern societal issues. For others, they are taken as a threat due to the risks that may be associated to them. The existence of these two opposite reactions has led to a scientific, political and economic debate in which citizens should engage, as they are an interested part on it. However, to do so, citizens should be scientifically informed, responsible and active people. Science education can contribute for them to develop such competences. Thus, a piece of research focusing on students’ ideas regarding GMO, as well as on the way science textbooks deal with this issue was carried out. To achieve the objectives of this research, a study focusing on 9th grade natural Sciences textbooks assigned by Penafiel schools was conducted. The parts of the textbooks that deal with GMO were content analysed. In addition, another study focusing on students’ conceptions and opinions regarding to GMO was carried out. To attain the objectives of this study, 175 students attending Penafiel schools answered to a questionnaire. Data collected within the scope of the two studies were compared in order to find out whether, or not, there is a relationship between textbooks content and students’ ideas regarding GMO. The results of the former study suggest that textbooks do not pay enough attention to GMO, as they do not included some ideas that would be required for one to appropriately understand the issue that is under stake. As far as students’ ideas are concerned, the results of the latter study indicate that 9th graders hold some scientifically incorrect ideas on GMO, and that they do not completely reject GMO even though they show some doubts about the use of GMO, in general, and as a food, in the particular. A comparison of the textbooks study results with the students’ studies results suggests that many of the students’ ideas are consistent with textbooks ideas and opinions. As this piece of research reveals that some conceptual element are missing in both textbooks and students minds, then action should be taken in order to help students to reach the end of the 3rd cycle of basic education with a repertoire of concepts and ideas on GMO that is necessary for a XXI century citizen to actively participate in socio-scientific debates and decisions-making initiatives.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA problemática dos organismos geneticamente modificados e a formação científica do cidadão comum : um estudo com manuais escolares de Ciências Naturais e alunos do 9º ano do concelho de Penafielpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc501:372.85por
dc.subject.udc372.85:501por
dc.subject.udc37.035por
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