Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13687

TítuloO uso do vídeo no processo de ensino-aprendizagem : análise de vídeos em manuais escolares e percepções dos professores e alunos sobre as potencialidades pedagógicas do vídeo
Autor(es)Silva, André Filipe Milhases da
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Data2010
Resumo(s)Esta investigação assume a ideia de que o vídeo é hoje um elemento multimédia que converge com outros meios audiovisuais, graças ao digital, potenciando as suas qualidades e difundindo-se, mais facilmente, por diferentes áreas. Como tal, podemos afirmar que o vídeo renasce com o digital, abrindo-se um leque maior de possibilidades ao nível pedagógico e educativo. É com base neste crescimento que procurámos saber se o vídeo encontra a mesma difusão/potencialidade junto dos actores educativos e do sistema de ensino, questionando professores, alunos e Editoras acerca da percepção e utilização do vídeo. Assim, com base numa metodologia de investigação mista, utilizando técnicas como o inquérito por questionário e a análise de conteúdo, esta investigação engloba dois estudos relacionados entre si. O primeiro estudo permitiu analisar as referências vídeo nos manuais de História e Ciências Naturais de 7º ano de escolaridade, tendo-se desenvolvido uma grelha de análise das referências vídeo. O segundo estudo descreve as percepções e utilização do vídeo por parte de alunos (do 7º ano de escolaridade) e professores (Escolas Básicas da área educativa de Braga), num total de 210 alunos e 36 professores, 22 da área de História e 14 de Ciências Naturais. Este estudo é complementado com uma entrevista a uma Editora. Os instrumentos desenvolvidos por esta investigação foram avaliados por especialistas. Foram analisados 19 manuais escolares com base na grelha de análise das referências vídeo. Os dados mostraram um grande número de referências vídeo (279), mas também revelaram que existem manuais escolares sem qualquer referência. Por outro lado, muitas referências carecem ainda de certos elementos identificativos que facilitem o seu uso, como a duração ou ano. Os dados dos questionários preenchidos por alunos (N=210) e professores (N=36) revelaram que, embora o vídeo e a câmara de vídeo se encontrem presentes na vida dos alunos, ainda não encontram um paralelo semelhante nas aulas, com excepção das modalidades de aulas enquanto vídeo-apoio e vídeo-motivador. A falta de formação e apoio são dois dos principais problemas encontrados, provocando desmotivação junto dos professores e o vídeo é encarado sobretudo como forma de motivação e sensibilização de conteúdos. São igualmente destacados outras vertentes mais técnicas do vídeo.
This investigation takes the idea that video is today a multimedia element which converges with other audio and visual means, thanks to the digital, which powers up its qualities and spreads, more easily, for different areas. Therefore, we can say that the video is re-born with the digital, opening a higher range of possibilities on pedagogical and educational levels. Is based on this grouth that we tried to know if the video founds this same diffusion/potencial near educational actors and the teaching system, questioning teachers, students and publishers about the perception and use of video. Therefore, with a mixed methodology of investigation, using techniques like the inquiry by questionnaire and the analysis of content, this investigation includes two studies related between. The first study allowed analyzes the video references present on the manuals of History and Natural Sciences of the 7th grade, having developed a grid to analyze the video references. The second study describes the perceptions and use of video by students (of the 7th grade) and teachers (Basic Schools near educational region of Braga), in a total of 210 students and 36 teachers, 22 in the subject of History and 14 in the subject of Natural Sciences. This study is complemented with an interview to an Editor. The instruments developed by in the investigation where rated by experts. 19 school manuals where analyzed with the grid of video references. The data shows a big number of video references (279), but also revealed that certain school manuals don’t have any reference. On the other way, many references don’t have certain elements that facilitate their use, such as duration or year. The data from the questionnaire filled by students (N=210) and teachers (N=36) revealed that, although video and camera are present in the life of students, they still haven’t found similar use on classes, with the exception of classes with video-support and videomotivation. The lack of formation and support are two of the problems found, causing desmotivation near teachers, and video is seen as a form of motivation and awareness of content. Its equally seconded other strands more technical of video.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13687
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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