Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13663

TítuloQualidade de vida e funcionamento das famílias de crianças dos 0 aos 6 anos
Autor(es)Magina, Eugénia da Conceição Vieira
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveFamílias
Qualidade de vida
Estilo de funcionamento da família
Families
Quality of life
Family function style
Data2011
Resumo(s)Sendo as famílias um contexto social claramente importante para os indivíduos, os padrões de interacção familiar são cruciais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças, residindo aí a especificidade do modelo de Abordagem Centrada na Família. Com a sua implementação tem sido dada importância crescente ao uso de medidas de resultados familiares, relevantes para as famílias. A qualidade de vida tem sido estudada como uma medida de resultados destas e dos seus membros. Nesta investigação, definiu-se como objectivo de estudo analisar as perspectivas dos membros da família de crianças dos 0 aos 6 anos acerca da sua qualidade de vida e do funcionamento da família. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, observacional e transversal, tendo sido utilizados dois instrumentos: Escala de Estilo de Funcionamento da Família, e o WHOQOL-Bref. Foram utilizados dados relativos a 120 pais e mães de 62 famílias de crianças sem Necessidades Especiais. Os resultados obtidos permitem concluir que o nível de qualidade de vida é bom, que o estilo de funcionamento da família aponta para famílias com qualidades de famílias fortes e, à semelhança de estudos referidos na revisão bibliográfica, a qualidade de vida e o funcionamento da família encontram-se positivamente relacionados. Foram, igualmente, encontradas correlações significativas entre o estatuto socioeconómico e a qualidade de vida e entre esta e o nível de escolaridade. Relativamente ao estilo de funcionamento da família, os resultados revelam correlações significativas com o nível de escolaridade e entre o seu Factor1 “Comunicação” e o estatuto socioeconómico. Verificou-se não existirem diferenças significativas entre as percepções individuais de pais e mães. Os resultados obtidos apontam ainda para a necessidade de se efectuarem futuros estudos rigorosos do instrumento Escala de Estilo de Funcionamento da Família, adaptados à população portuguesa.
Families are a social context undoubtedly important to the individual, thus, the family interaction patterns are crucial to the development and well-being of the children, and the specificity of the Family Centered Approach is based on this premise. Measures of family outcomes, as well his members, become increasingly important with the implementation of this approach. Quality of Life has been used as an outcomes family measure. The purpose of this study was to examine the family of young children perspectives concerning their Quality of Life and Family Function. The methodology used in this study is quantitative, observational and transversal in nature and two instruments were used: Family Function Style Scale and the WHOQOL – Bref. Data was collected from 120 fathers and mothers of 62 families who have a young child (birth to six) without disabilities. The results allowed us concluded that the level of Quality of Life is good. The Family Function Style pointed strong families and, like others studies in the literature, Quality of Life and Family Function Style are positively correlated. Statistically significant correlations were equally found between the socioeconomic status and the Quality of life, and between this and the education level. Related to Family Function Style, results reveal significant correlations with the education level and between the Factor 1 “Communication” and socio-economic status. No significant differences were found between fathers’ and mothers’ assessments regarding their overall quality of life or their family function style. The statistical analyses of the family Function Style Scale indicates the requirement of rigorous futures studies of this instrument.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Educativa Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13663
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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