Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13624

TítuloA filosofia inclusiva : um estudo qualitativo sobre as perspectivas de alunos com e sem necessidades educativas especiais que frequentam escolas regulares
Autor(es)Lopes, Ana Margarida Gomes
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveInclusão
Perspectivas de alunos com e sem NEE
Investigação qualitativa
Inclusion
Perspectives of students with and without SEM
Qualitative investigation
Data2010
Resumo(s)Uma peça fundamental da filosofia que é a inclusão são os alunos e, como tal, é essencial que estes possam perspectivar os seus sentimentos acerca deste tema e, fundamentalmente, sobre as decisões educativos às quais estão sujeitos. Assim, este estudo teve por finalidade contribuir para a sistematização e o aprofundamento do conhecimento das perspectivas dos alunos com e sem necessidades educativas especiais (NEE) sobre o tema da filosofia da inclusão. Pretendi compreender o tema em estudo através dos olhos dos próprios alunos. No contexto da paradigma naturalista e utilizando a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha dos dados, recolhi as perspectivas de 13 alunos com idades compreendidas entre os nove e treze anos, sete dos quais sem NEE e seis com NEE. Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e são apresentados sob a forma de dois estudos de caso. Posteriormente, realizo o cruzamento dos dados, com o objectivo de analisar diferenças e similaridades entre os participantes, recorrendo, sempre que possível, à literatura estudada como forma de complementar a informação. Por fim, apresento o conhecimento adquirido com este estudo sob a forma de conclusões e recomendações. Analisando as perspectivas dos alunos com e sem NEE, conclui-se que: os alunos com e sem têm um percurso diário semelhante; os alunos contactam com meios inclusivos desde o início do seu percurso escolar; os alunos com NEE têm a noção das suas dificuldades académicas; os alunos percepcionam as diferentes funções do professor de educação especial e do professor de turma; os alunos sem NEE percepcionam o termo NEE como ligado a dificuldades de nível académico e de aprendizagem; os alunos com NEE não têm conhecimento do significado do termo NEE; os alunos do 1º Ciclo percepcionam o professor de educação especial como um apoio para todos; os alunos desenvolvem relações de entreajuda nas salas de aula; e os alunos com e sem NEE desenvolvem relações de amizade no recinto escolar. Devo sublinhar que é necessário que sejam feitas investigações que possibilitem explorar as perspectivas dos alunos no sentido de as incorporarmos nas decisões que são tomadas relativamente à sua educação de todos os alunos. A análise das suas perspectivas permitirá que os professores e os restantes profissionais que fazem parte das equipas multidisciplinares criem um ambiente verdadeiramente inclusivo para todos os alunos (Clark, 2008).
A fundamental part of philosophy of inclusion which is the pupils themselves and it is essential that they can look to their feelings about this and, crucially, on the educational decisions which are subject to. This study aims to contribute to the systematization of knowledge and deepen the perspectives of students with and without special needs on the topic of the philosophy of inclusion. I pretended to understand the subject under study through the eyes of students. In the context of the naturalistic paradigm and using the semi-structured instrument for collecting data, gathered the perspectives of 13 students with aged between nine and thirteen, seven of them without SEN and six with SEN. The data were analyzed using the technique of content analysis are presented in the form of case studies. Later, I realize the crossing data, in order to analyze differences and similarities among participants, using, where possible, the literature as a complement to information. Finally, I present the knowledge gained from this study in the form of conclusions and recommendations. Analyzing the prospects of students with and without special needs, it is concluded that: students have a similar commute; contact with students means inclusive since the beginning of their schooling; pupils with SEN are aware of their academic difficulties; the students perceive the different functions of the special education teacher and the class teacher; pupils without SEN perceive the term SEN as linked to academic difficulties and learning; pupils with SEN do not know the meaning of the term SEN; students of the 1st Cycle perceive the special education teacher as a support for all; students develop mutual relations in the classroom; and students develop friendships in the school building. We can say that they must be made to enable investigations to explore the perspectives of students in order to incorporate the decisions that are made in their education, either in regard to regular students, or students eligible for special education. By analyzing their perceptions will allow teachers and technicians who are part of multidisciplinary teams to create a truly inclusive environment for all students (Clark, 2008).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização de Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13624
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Gomes Lopes.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID