Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/13585

TitleInterrelações ciências, tecnologia e sociedade : um estudo com manuais de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade e respectivos autores
Author(s)Moura, Adélio Mário Machado
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2011
Abstract(s)A água é um tema importante para todos os cidadãos. É essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e para a vida e precisa de ser protegida, pois a sua exploração descuidada tem resultado, muitas vezes, na sua contaminação. Vivemos num período de crise da água devido à intensa utilização deste recurso. Esta crise coloca várias questões sócio-científicas, tais como as relacionadas com a saúde e os direitos humanos ou o meio ambiente e a economia. Consequentemente, os recursos hídricos e a sua gestão sustentável são os grandes desafios para o presente e o futuro, sendo uma responsabilidade de todos os cidadãos. Enquadrado numa perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS), o currículo de ciências, no ensino básico Português, proporciona aos alunos a oportunidade de se envolverem com o tema água, no 5º ano de escolaridade. Os manuais escolares têm um papel importante na promoção da literacia científica dos alunos, uma vez que são um dos principais recursos utilizados pelos professores nas suas aulas. Consequentemente, eles devem ser consistentes com a perspectiva CTS, mas alguns estudos têm mostrado que nem sempre é assim. Por conseguinte, este estudo tem como objectivos: analisar o conteúdo CTS dos manuais sobre o tema água, bem como o modo como esse conteúdo está integrado no tema em causa; identificar as concepções de autores de manuais sobre o ensino das ciências numa perspectiva CTS e compreender por que é que o(s) autor(s) de um dado manual escolar usa(m) determinados conteúdos CTS e os integra(m) de determinada forma nesse manual. Para atingir estes objectivos, foram analisadas 10 manuais escolares de ciências do 5º ano de escolaridade e entrevistados oito autores desses mesmos manuais. A análise dos manuais escolares foi suportada por uma grelha de análise construída propositadamente para este estudo. As entrevistas foram semi-estruturadas, áudiogravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo, emergindo as categorias à posteriori. Os resultados desta investigação mostram que os manuais escolares não são consistentes com a perspectiva CTS e que os seus autores, embora valorizem esta perspectiva CTS, apresentam uma compreensão insuficiente acerca dos seus fundamentos. Assim, torna-se necessário que os autores actualizem as suas ideias a fim de elaborarem manuais escolares mais consistentes com as perspectivas actuais do Ensino das Ciências.
Water is a theme of interest for all citizens. It is essential to the balance of ecosystems and to life and needs to be protected against exploitation and careless use that often results in contamination. We live in a period of water crisis due to the demands for this resource. This crisis raises several socio-scientific issues such as those related to health and human rights or to environment and economy. Consequently, sustainable water resources and management are major challenges for the present and future and are a responsibility of all citizens. Framed on a science, technology and society (STS) perspective, the Portuguese compulsory science syllabus provides students the opportunity to engage with the theme water, namely in the 5th grade. Textbooks have a major role in enhancing scientific literacy since they are one of the major resources used by teachers in their classes. Consequently, they ought to be consistent with STS perspective but some studies have shown that this is not always the case. As a result, this study aims at: analyzing the STS content of textbooks on the subject of water, as well as how that content is integrated into the subject in question; identifying the views of authors of textbooks on the teaching of science in an STS perspective and understand why it is that (s) author (s) of a given textbook use (s) certain STS content and integrate (s) in a certain way in this guide. In order to achieve these aims, 10 science textbooks for the 5th grade were analyzed and eight authors of these books were interviewed. The analysis of the textbooks was supported by a grid build for the purpose of this study. The interviews were semi-structured, audio-taped, transcribed, and subjected to content analysis, categories emerging from the data. The research results show that the textbooks are not consistent with STS perspective and its authors, although STS appreciate this perspective, have an insufficient understanding about their foundations. Thus, it is necessary that authors update their ideas in order to produce textbooks more consistent with the current outlook of Science Education.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13585
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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