Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/13571

TítuloPotencialidades de aplicação de ferramentas “Building Information Modelling” no apoio à transmissão de conhecimento relativo a estruturas de betão armado
Autor(es)Fontes, Hugo
Azenha, Miguel
Vaz, Romeu Sanches
Palavras-chaveBuilding Information Model
Estruturas de Engenharia Civil
Transmissão de conhecimento
Data2010
Resumo(s)“Building Information Modelling” (BIM) é uma metodologia que assenta essencialmente no processo de geração e gestão de toda a informação referente a edifícios durante o seu projecto, construção e período de vida útil. Usualmente, BIM é composto por um modelo a três dimensões da construção que conta com toda a informação sobre os elementos que compõem este modelo (por exemplo: geometria, relações espaciais, processos e faseamentos construtivos, quantidades e propriedades de todos os materiais envolvidos, entre outros). Verifica-se que, de facto, o BIM transcende largamente a mera representação tridimensional das obras, na medida em que se trata de uma base de dados actualizável graficamente e que permite, entre outras funcionalidades: a geração automática de mapas de quantidades e medições; geração de cortes e alçados; detecção prévia de incompatibilidades físicas. Além dos benefícios evidentes ao processo de projecto e construção que o uso desta ferramenta apresenta, estando por isso a ser adoptada em várias obras portuguesas, o BIM pode revelar-se de grande utilidade no apoio à transmissão de conhecimento para alunos de Engenharia Civil e Engenheiros na temática específica de estruturas de betão armado. Nesse sentido, o presente trabalho vocaciona-se para a avaliação da possibilidade de utilização de BIM aplicado à transmissão de conhecimento. Assim, após uma breve discussão sobre as características da metodologia BIM e da sua aplicabilidade no contexto contemporâneo de transmissão de conhecimento, são apresentados alguns exemplos específicos de aplicação: uma viga pré-esforçada, o nó de um pórtico, uma laje de vigotas pré-esforçadas e uma escada. É elaborada também uma breve descrição de uma aula piloto de “Estruturas de Betão II” (Universidade do Minho) realizada com apoio desta metodologia, bem como a análise e discussão dos resultados dos inquéritos realizados aos alunos nesse âmbito. Note-se que para além do valor pedagógico associado à utilização deste tipo de metodologias na transmissão do conhecimento, é acrescida a crescente familiarização dos formandos com o BIM, resultando numa maior permeabilidade futura à sua implementação alargada no mercado da construção.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13571
Arbitragem científicayes
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
[12].pdf5,35 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis