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TítuloPotencialidades de aplicação de ferramentas “Building Information Modelling” no apoio à transmissão de conhecimento relativo a estruturas de betão armado
Autor(es)Fontes, Hugo
Azenha, Miguel
Vaz, Romeu Sanches
Palavras-chaveBuilding Information Model
Estruturas de Engenharia Civil
Transmissão de conhecimento
Data2010
Resumo(s)“Building Information Modelling” (BIM) é uma metodologia que assenta essencialmente no processo de geração e gestão de toda a informação referente a edifícios durante o seu projecto, construção e período de vida útil. Usualmente, BIM é composto por um modelo a três dimensões da construção que conta com toda a informação sobre os elementos que compõem este modelo (por exemplo: geometria, relações espaciais, processos e faseamentos construtivos, quantidades e propriedades de todos os materiais envolvidos, entre outros). Verifica-se que, de facto, o BIM transcende largamente a mera representação tridimensional das obras, na medida em que se trata de uma base de dados actualizável graficamente e que permite, entre outras funcionalidades: a geração automática de mapas de quantidades e medições; geração de cortes e alçados; detecção prévia de incompatibilidades físicas. Além dos benefícios evidentes ao processo de projecto e construção que o uso desta ferramenta apresenta, estando por isso a ser adoptada em várias obras portuguesas, o BIM pode revelar-se de grande utilidade no apoio à transmissão de conhecimento para alunos de Engenharia Civil e Engenheiros na temática específica de estruturas de betão armado. Nesse sentido, o presente trabalho vocaciona-se para a avaliação da possibilidade de utilização de BIM aplicado à transmissão de conhecimento. Assim, após uma breve discussão sobre as características da metodologia BIM e da sua aplicabilidade no contexto contemporâneo de transmissão de conhecimento, são apresentados alguns exemplos específicos de aplicação: uma viga pré-esforçada, o nó de um pórtico, uma laje de vigotas pré-esforçadas e uma escada. É elaborada também uma breve descrição de uma aula piloto de “Estruturas de Betão II” (Universidade do Minho) realizada com apoio desta metodologia, bem como a análise e discussão dos resultados dos inquéritos realizados aos alunos nesse âmbito. Note-se que para além do valor pedagógico associado à utilização deste tipo de metodologias na transmissão do conhecimento, é acrescida a crescente familiarização dos formandos com o BIM, resultando numa maior permeabilidade futura à sua implementação alargada no mercado da construção.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13571
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

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