Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13520

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paula-
dc.date.accessioned2011-09-09T10:37:28Z-
dc.date.available2011-09-09T10:37:28Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.isbn978-972-8746-80-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13520-
dc.description.abstractNo período preparatório do estudo intitulado “A supervisão de estágios em Enfermagem e a articulação interorganizacional Escola e Hospital” realizámos uma pesquisa exploratória, que teve como principais técnicas de recolha de dados a análise documental e o inquérito por questionário. Esta pequena abordagem exploratória teve como objectivo tentar perceber se as aprendizagens dos alunos estagiários, do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, estavam de acordo com os objectivos delineados para o Ensino de Enfermagem, identificando os modelos de formação privilegiados, ou se, pelo contrário, as aprendizagens efectuadas por estes poderiam ser remetidas para outros modelos de formação, diferentes daqueles que se esperariam para a formação dos futuros enfermeiros. Para uma primeira fase do estudo elaborámos um questionário constituído por onze questões abertas, sistematizado de acordo com três grandes temáticas: i) os estágios no contexto da Licenciatura em Enfermagem; ii) as aprendizagens em contexto de trabalho; iii) a importância dos estágios. Numa segunda fase, construímos um outro questionário, com dez questões abertas, focalizado na importância da supervisão do Estágio em contexto hospitalar. Este estudo preliminar permitiu-nos sistematizar e aprofundar alguns aspectos (assim como recolher dados), relacionados com os estágios em Enfermagem e a sua supervisão, acrescentando elementos à investigação.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação (CIEd) - Universidade do Minhopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino em alternânciapor
dc.subjectAlternância Escola de Enfermagem e hospitalpor
dc.titleO ensino em alternância Escola de Enfermagem e hospital: tensões e possibilidades reveladas por um grupo de alunos estagiáriospor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25 - 26 Fev. 2010por
oaire.citationStartPage241por
oaire.citationEndPage250por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleEnsino Superior em mudança: tensões e possibilidadespor
sdum.conferencePublicationEnsino Superior em mudança: tensões e possibilidadespor
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana MacedoUM2010ISBN978-972-8746-80-3.pdfSupervisão de Estágios110,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID