Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13454

TítuloDificuldades de tomada de decisão de carreira no contexto da intervenção vocacional
Outro(s) título(s)Decision-making difficulties in the context of career intervention
Autor(es)Simões, Diana Marina Nunes
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveDificuldade de tomada de decisão vocacional
Intervenção vocacional
Data2010
Resumo(s)Este estudo tem como principais objectivos, analisar as qualidades psicométricas e os resultados da versão portuguesa do Questionário de Dificuldades de Tomada de Decisão de Carreira, (CDDQ34q, Gati & Saka, 2001), desenvolvida por Silva e colaboradores (Silva, 2005; Silva & Ramos, 2008). A amostra é composta por 271 alunos do 9º ano de escolaridade, a frequentar estabelecimentos de ensino de Braga e Barcelos [138 (50,9%) raparigas e 132 (48,7%) rapazes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos (M=14,4; DP=0,78)]. Os resultados do processo de análise dos itens do CDDQ indicam uma consistência interna satisfatória, coeficiente de alfa de Cronbach de 0,92. Os resultados da análise de componentes principais e de consistência interna das dimensões do CDDQ34, indicam uma solução de sete factores, em que o coeficiente de alfa de Cronbach mais baixo é relativo ao Factor 7 (0,56) e o mais alto diz respeito ao Factor 1 (0.92), sendo que os restantes factores apresentam níveis de consistência com níveis entre 0,60 (Factor 4) e o 0,72 (Factor 2). Esta solução permite representar, com alguma clareza, o modelo de dificuldades de tomada de decisão vocacional de Gati, Krausz, e Osipow (1996). Assim, o factor 1 relaciona-se com dificuldades relativas à Falta de Informação. O factor 2 engloba dificuldades relacionadas com informação pouco Fidedigna derivada a Conflitos Externos e a Conflitos Internos. O Factor 3 inclui dificuldades relativas à Falta de Motivação. O Factor 4 engloba dificuldades relacionadas com Informação pouco Fidedigna derivada de Conflitos Internos. No Factor 5 estão incluídas dificuldades relativas a Indecisão generalizada. Por fim, o Factor 6 inclui dificuldades derivadas a conflitos internos e o Factor 7 agrupa todas as dificuldades relativas a Crenças Disfuncionais. Por fim, foi ainda possível verificar, através de uma Manova com dois grupos de análise (alunos decididos e alunos indecisos), que os alunos classificados como decididos apresentam, em média, menor dificuldade com o processo de tomada de decisão que alunos indecisos (p<.05). Registaram-se diferenças, também, entre os dois grupos, ao nível dos factores de dificuldades de decisão, com os alunos indecisos, a registar mais dificuldades relacionadas com a Falta de Informação e Indecisão Generalizada, que os alunos decididos (p<.05).
This study tested the psychometric properties of the Portuguese version developed by Silva (2005) of the 34-item Career Decision-Making Difficulties Questionnaire (CDDQ34q, Gati & Saka, 2001), in terms of factor structure and reliability, with a group of 9th grade students from the northwest part of the country. Participants are 271students, 138 (50.9%) girls and 132 (48.7%) boys, aged between 13 and 18 years (M=14,4; SD= 0,78), attending the 9th grade in elementary schools situated the districts of Braga and Barcelos. The results of the process of analysis of CDDQ items indicate a satisfactory internal consistency, Cronbach Alpha coefficient 0.92. The results of the analysis of main components and internal consistency of the dimensions of CDDQ34, indicate a solution of seven factors, the coefficient of lowest Cronbach Alpha is relative to the Factor 7 (0.56) and the highest concerns the Factor 1 (0.92), and the remaining factors present levels of consistency with levels between 0.60 (Factor 4) and 0.72 (Factor 2). This solution allows you to represent with some clarity, the model of decision-making difficulties of Gati, Osipow and Krausz (1996). Thus, the factor 1 relates to difficulties relating to the Lack of Information. The factor 2 encompasses difficulties of Unreliable Information derived from External and Internal Conflicts. Factor 3 includes difficulties concerning the Lack of Motivation. The Factor 4 encompasses difficulties related with Unreliable Information derived from Internal Conflicts. In Factor 5 are included difficulties concerning General Indecisiveness. Finally, the Factor 6 includes difficulties derived the Internal Conflicts and the Factor 7 consists of all difficulties relating to Dysfunctional Beliefs. Finally, with the creation of two groups of analysis (decided and undecided students), the results of a Manova indicate that decided students register on average less difficulty with decision-making than undecided students (p<.05), and that undecided students have more difficulties related to Lack of Information and General Indecisiveness than decided students (p<.05).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13454
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado Diana Simões.pdfDocumento principal556,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID