Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12648
Título: | A recolha de verbalizações na análise dos processos cognitivos desenvolvidos durante a resolução de problemas |
Autor(es): | Machado, Diogo Novais Coutinho, Clara Pereira Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Auto-regulação Hiperdocumentos Matemática Verbalizações Aprendizagem |
Data: | Mai-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | A presente comunicação insere-se num estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Tese de Mestrado, na área da Tecnologia Educativa, sobre o desenvolvimento de um hiperdocumento (desenvolvido para o efeito) e sua influência no desenvolvimento de processos cognitivos, por parte de alunos, durante a resolução de problemas matemáticos. Um dos métodos utilizados no referido estudo foi a recolha das verbalizações dos sujeitos e sua transcrição para posterior descodificação dos processos cognitivos desenvolvidos, de acordo com um quadro teórico desenvolvido para o efeito, baseado numa revisão de literatura sobre a temática. A recolha de verbalizações é um método importante para analisar o discurso dos sujeitos de modo a descodificar os processos cognitivos desenvolvidos durante a realização de determinadas tarefas. O pensamento “flui” no discurso do sujeito, e como tal, ao acedermos a ele, mediante orientações precisas e pertinentes, podemos descodificar o que vai no seu pensamento. Pretendemos esclarecer alguns princípios fundamentais para uma eficaz recolha de verbalizações, fornecendo alguns conselhos pertinentes para a sua correcta utilização na investigação educativa |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12648 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
014Diogo.pdf | Texto do artigo | 193,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |