Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1822/12597
Title: | Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
Author(s): | Cruz, Judite Zamith |
Keywords: | Grounded Analysis Formação em Histórias de Vida Docência |
Issue date: | 2010 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) |
Journal: | Sonhar: Comunicar, Repensar a Diferença |
Abstract(s): | "Nascidas antes de 1950, seis de doze professoras escreveram sobre «os percursos que me foram decisivos», aliados a emoções, percepções, recordações, desejos, fantasias ou pensamentos, em Cursos de Formação em Histórias de Vida/Método biográfico. Abrindo-se a análise estrutural da linguagem em contexto às narrativas de formação, desconstruíram-se depois esquemas de representações e repetições do quotidiano de então, abalando certezas imaginárias como a autoridade do saber no mestre. A teoria e metodologia Grounded Theory adequa-se a essa investigação inicial por análise de diálogos de pares de exploradoras-excepção, o que implicou procedimentos explicados: criação de categorias centrais, outras categorias e sub-categorias relativas à mudança do viver/narrar e a contingências imponderáveis: educativas, familiares ou profissionais. As participantes aceitaram que a autora reconfigurasse os textos, em que identificou a categoria central "percursos decisivos-infância", ancorada em crenças familiares, pressupostos sociais e referentes psicológicos - a pessoa exemplar, o «movimento» político ou religioso... Outra categoria central foi entretanto concebida - "formação impactante", associada a categorias evidenciadas para os primeiros episódios analisados, como "hetero(formação)", o que marca o choque no confronto com grupos de pertença, fora da escola, em momentos críticos singulares (o que Luís soubera em França sobre Portugal, o Neolismo, o trabalho em «ONinho-Lisboa», a relação familiar...) |
Type: | Article |
URI: | http://hdl.handle.net/1822/12597 |
ISSN: | 0872-816X |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sonhar.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | View/Open |