Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12555

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Ângelo-
dc.contributor.authorCruz, Agostinho-
dc.contributor.authorGomes, Maria João-
dc.date.accessioned2011-06-09T09:05:06Z-
dc.date.available2011-06-09T09:05:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-972-98456-9-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12555-
dc.description.abstractThe quality of the environment in which students learn, plays a paramount role. Researchers and education practioners should have means by which they can measure the learning environment before they can enact any changes in that environment that will lead to improving the effetiveness of education. Learning environments questionnaires have been utilized in multiple countries at multiple educational levels and many educational areas, however there are no records of such instruments being validated and used in Portugal. The aim of this integrative review is to analyze several questionnaires/instruments designed for the evaluation of learning environments, in order to make a critical appreciation about the assessed dimensions and finally establish an action plan for the adaptation and cross-cultural validation of one of these instruments for the Portuguese Language.por
dc.description.abstractA qualidade dos ambientes online de aprendizagem, desempenha um papel primordial. Investigadores e profissionais da educação devem dispor de meios através dos quais possam quantificar certas características do ambiente de aprendizagem antes de aprovar qualquer alteração no ambiente online com vista a uma melhoria da efectividade do processo de aprendizagem. Questionários relativos a ambientes online de aprendizagem têm sido utilizados em vários países, em vários níveis de ensino e muitas áreas de educação, porém não há registos de tais instrumentos serem validados e utilizados em Portugal. O objectivo da presente revisão integrativa consiste na análise de diversos questionários/instrumentos concebidos para a avaliação dos ambientes online de aprendizagem de forma a tecer uma apreciação crítica sobre as dimensões avaliadas e, finalmente, estabelecer um plano de acção para a validação e adaptação transcultural de um desses instrumentos para a Língua Portuguesa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOnline learning surveypor
dc.subjectQuestionnairepor
dc.subjectEducational technologypor
dc.subjectOnline learningpor
dc.titleOnline learning environment surveys for higher education : comparative analysis and future researchpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 Maio - 13 Maio 2011por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1439por
oaire.citationEndPage1451por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVII Conferência Internacional de TIC na Educação - "Challenges 2011"por
sdum.conferencePublicationVII Conferência Internacional de TIC na Educação - "Challenges 2011"por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Challenges-2011-AJ-AC-MJG.pdfPDF do artigo submetido913,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID