Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12423
Título: | As construções ficcionais bio-historiográficas na obra infanto-juvenil de José Jorge Letria: dos modelos às ideologias: leitura integral e mediada |
Autor(es): | Martins, Maria Teresa de Macedo |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando José Fraga de |
Data: | 22-Mar-2011 |
Resumo(s): | Este trabalho, no domínio da literatura de potencial recepção leitora
infantil e juvenil, aborda o tratamento que José Jorge Letria faz das construções
bio-historiográficas, bem como de textos onde se explicitam temas da
contemporaneidade.
Na primeira parte, utilizando um referencial teórico sobre as ideologias e
o desenvolvimento dos valores ético-morais, reflecte-se sobre a problemática
da mediação leitora, a correlação entre literatura e ideologia e a construção
textual de personagens e de acontecimentos enquanto modelos representativos
do mundo empírico e histórico-factual, capazes de, pela escrita, se perpetuarem
como componentes da construção ideológica do mundo.
A segunda parte centra-se na defesa da leitura integral mediada como
estratégia de desenvolvimento de competências leitoras direccionadas para o
envolvimento das crianças na leitura autónoma, crítica e de fruição. Esta
participação no acto de leitura tem o seu referencial no Programa de Leitura
Fundamentado na Literatura (Tompkins & McGee, 1993; Huck & Hickman,
2001; Galda & Cullinan, 1998; Yopp & Yopp, 2001; Azevedo, 2007; Silva;
Macedo; Simões; Diogo & Azevedo, 2009).
A terceira parte apresenta três Estudos de Caso, no âmbito dos quais
são trabalhadas, em contexto de sala de aula, quatro obras de José Jorge
Letria, representativas do corpus seleccionado, buscando-se confirmar o
contributo dos conteúdos textuais para o desenvolvimento de leitores activos e despertos para os valores ético-morais fundadores das ideologias. This text, on the field of infant - juvenile literature, analyses the approach by José Jorge Letria of bio-historiographical constructions and of texts where themes of contemporaneity are discussed. In the first part, it is used a theoretical referential on the ideologies and on the development of ethical and moral values. This leads to the discussion of the problematic of the mediation of readers, the correlation between literature and ideology, the textual construction of characters and of events that, being representative models of the empirical and historical - factual world, are perpetuated trough writing, as components of the ideological construction of the world. The second part, focus on the defense of the integral reading , mediated as a strategy for the development of reading competences directed to involving children in the autonomous, critical and fruition reading. This participation in the act of reading has its referential in the Programme of Reading Based in Literature. (Tompkins & McGee, 1993; Huck & Hickman, 2001; Galda & Cullinan, 1998; Yopp & Yopp, 2001; Azevedo, 2007; Silva; Macedo; Simões; Diogo & Azevedo, 2009). The third part, presents three Case Studies, upon which four texts by José Jorge Letria, representative of the selected corpus, are worked in classroom context, searching for confirmation of the contributions of the textual contents for the development of active and alert readers, to the ethical and moral values foundation of the ideologies. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de conhecimento de Literatura para a Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12423 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Teresa de Macedo Martins.pdf | 9,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |