Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12041
Título: | Facetas da literacia: processos de construção do sujeito letrado |
Autor(es): | Dionísio, Maria de Lourdes |
Palavras-chave: | Literacia Discurso da aula Manuais escolares Português |
Data: | Dez-2006 |
Editora: | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
Revista: | Educação em Revista |
Citação: | "Educação em Revista". ISSN 0102-4698. 44 (Dez. 2008) 41-67. |
Resumo(s): | Partindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com que “acessórios”, num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da leitura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Para além das estratégias discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e de leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12041 |
ISSN: | 0102-4698 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educ 44_M Lourdes Dionísio.pdf | 627,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |