Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11926

TitleDesempenho em leitura em função do método : um estudo longitudinal
Author(s)Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Santos, Vera Dulce Areal Moreira
KeywordsEnsino da leitura
Métodos de leitura
Leitura
Readings
Readings achievement
Readings methods
Issue dateOct-2007
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)
JournalPsicologia. Teoria Investigação e Prática
Citation"Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:2 (Out. 2007) 261-270.
Abstract(s)Neste artigo são apresentados os resultados de um estudo longitudinal visando analisar eventuais diferenças de desempenho em leitura no final do 1.º e 3.º anos de escolaridade, enfunção de dois métodos de iniciação. Foi usada uma amostra de 20 crianças frequentando pela primeira vez o 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola de meio urbano (10 para cada método de ensino), tendo sido controladas variáveis como a inteligência, o meio social e a frequência de educação pré-escolar. A experência profissional dos professores foi também controlada. Uma vez que os dois grupos eram diferentes em termos de competências linguísticas, foi controlado o seu efeito na comparação entre os grupos. No final do primeiro ano de escolaridade o desempenho em leitura do grupo ensinado através do método analítico sintético suplanta o do grupo ensinado pelo método global. Contudo, no final do terceiro ano as diferenças em termos dos resultados na prova de leitura não são estatisticamente significativas.
In this article are presented the results of a longitudinal study that aims to analyse differences in reading achievement at the end of the 1st and 3rd years of schooling, as result of the reading instruction method. A sample of 20 urban school children attending for the first time the primary school was used (10 for each method). Variables as intelligence, social environment, pre-school frequency were controlled, as controlled was the professional experience of the teachers. As the two groups were different in linguistic competencies, we controlled its effect when comparing them. In the end of the 1st year the reading achievement of the group that learned through a bottom-up method was superior to the achievement of the group that learned by a top-down method. Although, by the end of the 3rd year the differences between the two group are not significant.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11926
ISSN0873-4976
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
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