Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11815

TitleA relação avós netos: guia de suporte para os mais novos, fonte de significado para os mais velhos
Author(s)Mendes, Maria Goreti
KeywordsRelações intergeracionais
Avós
Netos adolescentes
Issue date2010
CitationCONGRESSO NACIONAL DE GERONTOLOGIA, 7, Porto, 2010 – “VII Congresso Nacional de Gerontologia. [Porto : Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, 2010].
Abstract(s)No actual cenário de projecção de um maior número de avós, que pode viver mais anos com maior qualidade de vida, afigura-se maior probabilidade de coincidência de múltiplas gerações dentro da mesma família. Hoje, mais crianças podem ter o privilégio de conviver com os avós e as novas dinâmicas na família levam-nos a ter de assumir, por vezes, novos papéis. Estudo de natureza quantitativa, visou conhecer a percepção de eficácia dos avós quanto à capacidade para influenciar os netos adolescentes em diversas atitudes comportamentais. Foi utilizada uma escala adaptada, “avaliação das percepções de auto-eficácia de avós na influência aos seus netos” acompanhada de um questionário de caracterização sócio-demográfica, administrados a 96 avós, do Distrito de Braga. Do trabalho produzido emergiram resultados que confluem para a percepção de um poder de influência dos avós junto dos seus netos, acompanhado por uma significativa dose de confiança nas tarefas que desenvolvem. As relações intergeracionais e vínculos que os avós estabelecem com os netos podem funcionar como guia de suporte, para os novos, e fonte de actividades significativas para os mais velhos. Os adolescentes procuram-nos para serem compreendidos e obterem aconselhamento. Os avós, por sua vez, sentem-se figuras significativas na família.
TypePoster
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11815
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Comunicações / Communications


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID