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dc.contributor.authorLisbôa, Eliana Santana-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2011-02-10T15:10:08Z-
dc.date.available2011-02-10T15:10:08Z-
dc.date.issued2010-02-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernando Albuquerque [et al.], orgs. - “ticEDUCA2010 : Actas do 1º Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.” Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. ISBN 978-989-69999-1-5. p. 631-636.por
dc.identifier.isbn978-989-69999-1-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11725-
dc.description.abstractNa actual sociedade, também denominada sociedade da informação, do conhecimento e, mais recentemente, da aprendizagem, temos vivenciado profundas mudanças na economia, na política, na educação e, principalmente, nas formas de conceber o conhecimento. O presente artigo pretende investigar se as comunidades virtuais criadas a partir de software da Web social, podem (ou não) constituir como ambientes de aprendizagem informal para o desenvolvimento profissional dos professores. Para o efeito, foi realizado um estudo exploratório envolvendo 75 (setenta e cinco) comunidades da rede social Orkut que versavam sobre o eixo temático Educação, Formação e Tecnologia. No contexto da análise realizada, detectámos que havia diferenças nas dinâmicas de funcionamento das comunidades que tinham o e-moderador como elemento dinamizador (comunidades moderadas) e as que não tinham esse elemento (comunidades públicas), aspectos que são o objecto de estudo na presente comunicação.por
dc.description.abstractNowadays, the society we are living in is commonly called information and knowledge society. Recently, it has been called learning society and has been suffering deep changes in economy, politics, education and, mostly, in the way we conceive knowledge. The present article investigates whether virtual communities created from Social Web Software, can (or cannot) constitute an informal learning environment to the professional development of teachers. To achieve this aim, an exploratory study was done involving 75 (seventyfive) communities from Orkut Social Network, which approached the themes of Education, Formation and Technology. In this context of analysis, we have detected some differences in the functioning dynamics of communities that had an emoderator has a dynamizor element (moderated communities) and those who hadn't that element (public communities), aspects that are the theme of the present communication/speech.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.subjectOrkutpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectVirtual communitiespor
dc.subjecte-moderatorpor
dc.titleComunidades da Rede Social Orkut que versam sobre o Eixo Temático Educação, Formação e Tecnologia: um estudo exploratóriopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferencePlaceInstituto de Educação - Universidade de Lisboapor
oaire.citationTitle1º Encontro Internacional TIC e Educaçãopor
sdum.conferencePublication1º Encontro Internacional TIC e Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings


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