Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11598

TítuloInteligência e rendimento escolar : contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência
Outro(s) título(s)Intelligence and school achievement : constraints of less obvious relationship at the end of adolescence
Autor(es)Lemos, Gina C.
Almeida, Leandro S.
Guisande, M. Adelina
Barca, Alfonso
Primi, Ricardo
Martinho, Gabriela
Fortes, Inês
Palavras-chaveInteligência
Rendimento Escolar
Adolescência
Escolarização
Intelligence
School achievement
Adolescence
Schooling
DataMai-2010
EditoraUniversidad de A Coruña
Citação"Revista Galego-Portuguesa Psicoloxia e Educación." ISSN 1138-1663. 18:1 (Maio 2010) 163-175.
Resumo(s)As relações entre as habilidades cognitivas dos alunos e o seu rendimento escolar estão demonstradas, contudo nem sempre suficientemente compreendidas e explicadas em face da multiplicidade de variáveis intervenientes no rendimento académico. Assim, tomando os resultados da aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR – Versão 10/12), analisamos as suas correlações com indicadores de rendimento escolar (classificações nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, assim como o número de retenções escolares anteriores) de estudantes do ensino secundário. O estudo toma uma amostra nacional de alunos (n=1050) repartidos pelo 10º (n=449), 11º (n=315) e 12º (n=286) anos de escolaridade, devidamente estratificada e recolhida de forma aleatória. Os resultados obtidos sugerem oscilações nos índices de correlação obtidos consoante a natureza das provas cognitivas aplicadas (tipo de conteúdo dos itens), a especificidade dos indicadores de rendimento escolar, o ano escolar, o agrupamento de estudos e o género dos alunos. Por outro lado, as correlações diminuem à medida que se avança na escolaridade, sendo mais elevadas junto das alunas e daquelas que prosseguem estudos na área das humanidades. Esta diminuição alerta para a importância crescente de outras variáveis, para além da capacidade intelectual, no rendimento académico à medida que se avança na escolaridade.
The relationship between cognitive abilities and school achievement arc shown, yet not always enough understood and explained due to the diversity of variables involved in academic performance. Therefore, considering the results of a standardization study on Reasoning Tests Battery (RTB – Version 10/12), we analyzed their correlation with school performance indicators (ratings in Portuguese Language and Mathematics subjects as well as the number of years of school failure) of secondary school students. The study involves a national sample of students (n = 1050) divided by 10th (n = 449). 11th (n = 315) and 12th (n = 286) school grades, properly stratified and randomly selected. The results suggest variations in the correlation coefficients obtained according to the nature of the cognitive tests used (type of content's item), the specific indicators of school performance, the school grade, the curriculum's course and the gender of students. Furthermore, the correlations decrease as one advances in school grade, in such a way that one can find higher results among female students and those who had chosen Humanities curriculum course. This decrease points out that, as students go along school grades, other variables beyond intellectual abilities assume a growing importance in academic achievement.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11598
ISSN1138-1663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inteligência e Rendimento Escolar.pdfDocumento principal12,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID