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TítuloO impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar
Autor(es)Lemos, Gina Claúdia Enguiça Marques Pereira de
Almeida, Leandro S.
Primi, Ricardo
Guisande, M. Adelina
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 4524-4535.
Resumo(s)Nesta comunicação propomo-nos: (i) discutir o conceito de inteligência no âmbito da psicometria; (ii) analisar em que medida os desempenhos cognitivo e escolar se relacionam; (iii) analisar a importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento escolar; e (iv) discutir que aptidões cognitivas específicas (conteúdos) assumem maior relevo no rendimento escolar. Este estudo considerou uma amostra representativa de estudantes portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n= 4899). Os estudantes realizaram os subtestes que integram a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) na versão apropriada ao seu nível escolar. Juntos dos serviços escolares, obtivemos as classificações escolares destes alunos nas disciplinas de Português e Matemática. Os coeficientes de correlação entre o desempenho cognitivo e o rendimento escolar sugerem uma maior associação entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar nas disciplinas cujo conteúdo curricular mais se aproxima dos conteúdos dos itens das provas. Para além disso, observa-se uma progressiva diminuição nos coeficientes de correlação à medida que se avança na escolaridade, sugerindo uma menor importância das variáveis cognitivas para o rendimento escolar nos níveis de escolaridade mais elevados. Por último, os resultados sugerem que mais do que os processos cognitivos parece ser importante o conteúdo das tarefas, à medida que se avança na escolaridade. Neste sentido, se explica as correlações mais elevadas envolvendo as provas de raciocínio verbal e de raciocínio numérico ao longo dos vários anos de escolaridade.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11534
ISBN978-972-8746-71-1
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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