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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Artur-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2010-12-17T15:00:24Z-
dc.date.available2010-12-17T15:00:24Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBRANCO, H. P. L. [et al.], ed. lit. - “Educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado : actas do Congresso Nacional de Educação para a Saúde, 3, Covilhã, Portugal, 2010”. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 710-727.por
dc.identifier.isbn978-989-96996-0-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11344-
dc.description.abstractA partir de 1948, com a criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Homem passa a ser considerado na sua dimensão bio-psico-social, ou seja, numa nova concepção holística da saúde. A concretização do direito fundamental à saúde implica o assumir de responsabilidades a nível societal, governamental e individual, para que todos os cidadãos tenham acesso à escola e assim possam desenvolver capacitação e literacia em saúde. Procurando verificar em que medida a escola influencia a homogeneização dos padrões e dos comportamentos em saúde nas populações infanto-juvenis de meio rural (Boticas) e meio urbano (Braga), foi constituída uma amostra de 800 alunos, sendo 400 de meio rural e outros 400 de meio urbano. Na recolha de dados utilizou-se um questionário composto por 10 eixos de investigação onde se abordam várias dimensões relacionadas com a construção da saúde. Os dados obtidos mostram claramente que a acção educativa constitui um poderoso meio de homogeneização dos padrões de comportamentos de saúde em jovens de meio rural e de meio urbano, já que no início da escolaridade (1º ano) apresentavam concepções substancialmente diferentes, as quais se foram esbatendo progressivamente ao longo da escolaridade, para, no final do ensino básico (9º ano), tenderem a convergir para valores aproximados em todas as dimensões analisadas.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIFPEC - unidade de investigação 644por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interior (UBI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectMeio ruralpor
dc.subjectMeio urbanopor
dc.subjectHomogeneizaçãopor
dc.titleInfluência da escola na homogeneização de padrões e comportamentos de saúde nas populações infanto-juvenis de meio rural e meio urbanopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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