Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11219
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda da Silva | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Ilda | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Albertina | - |
dc.contributor.author | Leitão, Catarina | - |
dc.contributor.author | Gomes, Susana | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Soraia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-10T14:48:42Z | - |
dc.date.available | 2010-12-10T14:48:42Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Fernanda Leopoldina [et al.] – “O ensino da compreensão leitora : da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4362-3. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-40-4362-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11219 | - |
dc.description.abstract | “…este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.” (do prefácio). Nesta obra, destinada a professores e disponibilizada apenas em formato electrónico, apresenta-se um programa de promoção da compreensão leitora destinado ao 3.º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico e que tem como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e da metacompreensão. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais podem ser utilizados nos quadros interactivos. O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina. | por |
dc.description.sponsorship | Didaxis - Cooperativa de Ensino | por |
dc.description.sponsorship | Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Estudos da Criança | por |
dc.description.sponsorship | MIEW - Creative Agency | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Almedina, S.A. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | book | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Publicações Pedagógicas DCEC - Publicações Pedagógicas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da compreensao leitora_da teoria a pratica pedagogica_um programa de intervencao para o 1.º Ciclo do Ensino Basico.pdf | O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | 16,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexo 1 - Bases de dados 4 ano.zip | Bases de dados 4.º Ano | 7,64 MB | Unknown | Ver/Abrir |