Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11195

TítuloFormas de participação das crianças na Educação Infantil
Autor(es)Agostinho, Kátia Adair
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveParticipação
Crianças
Estudos da criança
Sociologia da infância
Educação infantil
Participation
Children
Child studies
Childhood sociology
Early childhood education.
Partecipazione
Bambini
Studi del bambino
Sociologia dell’infanzia
Educazione infantile
Data26-Nov-2010
Resumo(s)Formas de participação das crianças na educação infantil é um estudo com aporte nos Estudos da Criança, que se realizam na Sociologia da Infância, com um diálogo próximo com a Pedagogia da Infância. Busca compreender as formas de participação das crianças em seu contexto educativo pré-escolar, no intento de pensar práticas pedagógicas democráticas, justas e de inclusão social. Pretende, ainda, contribuir com a consolidação da Pedagogia da Infância, pensando indicativos para a especificidade da área. As crianças são consideradas atores sociais, participantes em seus contextos de vida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica numa pré-escola em Roma, junto a crianças de 3 a 5 anos e um professor. Foram realizadas observações participantes, registros de campo e fotografias das relações inter e intrageracionais estabelecidas, para compreender os modos próprios de participar dos meninos e meninas na educação infantil. A participação efetiva das crianças nas práticas pedagógicas é uma estratégia pensada como respeitosa aos sujeitos envolvidos no ato educativo. Visa uma prática da participação democrática para que se construa a democracia. A partir do referencial teórico do estudo e do tempo vivido entre as crianças e seu professor, foi possível perceber que a participação para os meninos e as meninas de pouca idade tem de ser pensada como prática de cidadania vivida, como vivências de cidadania, num ativo envolvimento e compartilhamento de poder para estruturação dos cotidianos de vida coletivo. O estudo revela que as práticas pedagógicas na educação infantil, que tenham como princípio condutor do seu trabalho os aqui anunciados, têm de instaurar uma observação e escuta atenta aos modos próprios como as crianças comunicam seu ponto de vista. Com a sensibilidade, o compromisso e os conhecimentos necessários acerca das crianças para apreender todos os conteúdos expressos pelos diversos canais comunicacionais. Entre eles, este estudo ressalta a importância da dimensão corporal, do afeto, do humor, das culturas infantis e da produção cultural das crianças como modos de participação delas em seus contextos de vida. Esses modos próprios de participar, indicados a partir das crianças, quando considerados na estruturação do espaço e do tempo do cotidiano na educação infantil, implementarão e consolidarão a Pedagogia da Infância e viabilizarão práticas pedagógicas em que a participação das crianças seja respeitada e efetiva. Informada a partir do que lhe constitui enquanto atores sociais, com modos próprios geracionais de se relacionarem em seus mundos de vida.
Ways that children participate in early childhood education is a study based on Childhood Sociology, with a close dialogue to Childhood Pedagogy. This study seeks to understand the ways children participate in their preschool educational context, with the intent to think of democratic teaching practices and fair and social inclusion. It aims to contribute to the consolidation of Childhood Pedagogy, offering suggestions for that specific area. Children are regarded as social actors participating in their life contexts. To this end, we carried out an ethnographic research in a preschool in the city of Rome with children from 3 to 5 years old and a teacher. In order to understand the established intergenerational relationships and the different ways boys and girls participate in childhood education, observations, field records and a photographic record was made. The effective participation of children in educational practices is a strategy that is considered respectful to the individuals involved in the act of education. It aims to promote democratic participation in order to build democracy. From the theoretical references and the time spent with the children and their teacher, it was observed that the very young boys and girls participation has to be thought of as a living citizenship practice, such as being actively involved and sharing power in the structuring of everyday collective life. This study reveals that the pedagogical practices in early childhood education, which use the guidelines mentioned here as a guiding principle for their work, have to establish a pattern of observing and sensitive listening to understand the ways that children communicate their own point of view. With the understanding, a commitment, and a knowledge of the correct ways in which children communicate their points of view to grasp all the content expressed by the various communicational channels. This study highlights, among other things, the importance of body size, affection, humor, children's cultures, and their cultural production as a means of participating in their life contexts. When we consider children as social actors with specific traits from their own generation relating to their daily life and their ways of participating whilst taking in to consideration the structure of space and time of everyday child education it will consolidate a Childhood Pedagogy in which the participation of the children is respected and effective.
Forme di partecipazione dei bambini nell’educazione infantile è una ricerca che si inserisce negli studi del bambino, basandosi sulla sociologia dell’infanzia in stretto dialogo con la pedagogia dell’infanzia. Cerca di comprendere le forme di partecipazione dei bambini nel loro contesto educativo-prescolare, al fine di pensare pratiche pedagogiche democratiche, giuste e di inclusione sociale. Lo studio inoltre si propone di contribuire al consolidamento della pedagogia dell’infanzia, producendo indicazioni adatte alla specificità dell’area. I bambini sono considerati attori sociali, che partecipano nei loro contesti di vita. A tal fine è stata realizzata una ricerca etnografica in una scuola dell’infanzia a Roma, coinvolgendo bambini dai 3 ai 5 anni e il loro insegnante. Al fine di comprendere le forme specifiche di partecipazione dei bambini e delle bambine nell’educazione infantile, sono state realizzate osservazioni partecipanti delle relazioni inter e intra-generazionali stabilite tra tutti i soggetti della ricerca, registrandole attraverso fotografie e la redazione di diari di campo. La partecipazione effettiva dei bambini nelle pratiche pedagogiche è una strategia elaborata nel rispetto dei soggetti coinvolti nell’atto educativo, che prevede una pratica di partecipazione democratica al fine di costruire la democrazia. Partendo dal quadro teorico dello studio e dal tempo vissuto insieme ai bambini e all’insegnante, è stato possibile capire che la partecipazione per i bambini e le bambine di questa età, deve essere pensata come pratica di cittadinanza vissuta e come esperienze di cittadinanza, in un coinvolgimento attivo e una condivisine di potere per la strutturazione della quotidianità della vita collettiva. studio rivela che le pratiche pedagogiche nell’educazione infantile che abbiano come principio conduttore quelli sopra annunciati, devono instaurare un’osservazione e un ascolto attenti alle forme specifiche attraverso le quali i bambini comunicano il loro punto di vista. Questo si realizza grazie alla sensibilità, all’impegno e alle conoscenze necessarie sui bambini per captare tutti i contenuti espressi attraverso i diversi canali di comunicazione. In particolare lo studio sottolinea l’importanza della dimensione corporale, dell’affetto, dell’humour, delle culture infantili e della produzione culturale dei bambini come modo di partecipazione dei bambini nel loro contesto di vita. Questi modi specifici di partecipazione indicati dagli stessi bambini, se considerati nella strutturazione dello spazio e del tempo del quotidiano nell’educazione infantile, implementeranno e consolideranno la pedagogia dell’infanzia, rendendo possibili pratiche pedagogiche in cui la partecipazione infantile sia rispettata e reale. Tali pratiche devono considerare i bambini come attori sociali che si relazionano nei loro mondi di vita con modi generazionali specifici.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11195
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf7,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID