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dc.contributor.advisorAfonso, Almerindo Janela-
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Alexandra Gomes de-
dc.date.accessioned2010-11-18T17:20:16Z-
dc.date.available2010-11-18T17:20:16Z-
dc.date.issued2009-12-17-
dc.date.submitted2009-11-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11092-
dc.descriptionTese mestrado em Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)por
dc.description.abstractO cancro é a segunda causa de morte nos países desenvolvidos, tornando-se deste modo num problema de saúde pública e consequentemente num desafio para todos os profissionais de saúde. No caso específico do cancro da laringe, que implica muitas vezes uma cirurgia mutilante – laringectomia total, os indivíduos deparam-se com alterações significativas no seu corpo que condicionam vários aspectos das suas vidas, nomeadamente em termos psicológicos, sociais e familiares. A promoção da saúde e do bem-estar, assim como a prevenção da doença são actualmente a base de actuação de todos os profissionais de saúde, contudo considera-se que a intervenção educativa tem evidenciado uma tendência para se centrar na difusão de informação sobre o cancro da laringe, alheia às suas consequências, tratamentos e implicações na qualidade de vida. Neste estudo qualitativo pretendemos compreender as transições de vida em adultos submetidos a laringectomia total e as suas implicações na educação para a saúde. Os resultados obtidos após a investigação permitiram-nos perceber o destaque dado à laringectomia total como acontecimento negativo mais marcante da vida de todos os sujeitos intervenientes, na medida em que tem um forte impacto em todos os contextos de vida, assim como as interpretações pessoais das transições de vida têm implicações ao longo do momento de transição bem como na sua trajectória de vida futura. Para que seja efectuada uma transição é fulcral o papel de todos os profissionais de saúde, ressalvando sobretudo o desempenhado pelos enfermeiros enquanto educadores desde o acolhimento, passando pelo internamento e pelo momento da alta, bem como pelo acompanhamento disponível após o contacto com o mundo exterior.por
dc.description.abstractCancer is the second cause of death in developed countries, thus becoming a public health problem and therefore a challenge for all health professionals. In the specific case of cancer of the larynx, which often involves mutilating surgery - total laryngectomy, individuals are faced with significant changes in your body that affect various aspects of their lives, in particular psychological, social and family. The promotion of health and welfare and the prevention of disease are now the basis for action by all health professionals, however it is considered that the educational intervention has shown a tendency to focus on the dissemination of information on the cancer of the larynx, unrelated to its consequences, treatments and implications for quality of life. In this qualitative study aims to understand the transitions of life in adults undergoing total laryngectomy and the implications for health education. The results after the research allowed us to understand the emphasis on total laryngectomy as most significant negative event in the life of every individual involved in that has a strong impact in all contexts of life and the personal interpretation of transitions of life have implications over time of transition and its future path of life. To be made a transition is the central role of all health professionals, stressing mainly played by the nurses as educators from the host, through the internment and the time of discharge, and by monitoring available after contact with the outside world.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleTransições de vida em adultos submetidos a laringectomia total : implicações na educação para a saúdepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.031:614por
dc.subject.udc614:37.031por
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