Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/11042

TitleRecursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : identificação e análise
Author(s)Amaro, Sandra Cristina Curado
Advisor(s)Ramos, Altina
KeywordsNativos digitais
Integração das TIC na aprendizagem
Aprendizagem precoce de ESL
Análise de recursos online
Digital natives
ICT learning integration
Early ESL learning
Online resources analysis
Issue date21-Dec-2009
Abstract(s)As gerações que frequentam actualmente a escolaridade obrigatória em Portugal são chamadas digital natives (Prensky) ou net genners (Tapscott) que aprendem de forma substancialmente diferente das gerações anteriores. As novas gerações aprendem através de jogos e não se querem repositórios de informação amorfa. Pelo contrário, são mentalmente activos e problematizadores e é provável que muitos deles venham a ter profissões que ainda não existem. Por outro lado, vivemos numa Europa pluricultural e plurilinguística em que a aprendizagem precoce de uma língua estrangeira é urgente na sociedade do conhecimento com uma forte componente virtual em que a língua mais utilizada é a língua inglesa. Em Portugal, há alguns anos que a língua Inglesa se aprende no Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) como actividade extra-curricular. No entanto, os materiais utilizados na sua dinamização são dispersos. Neste sentido, e tendo em conta que, à luz dos actuais paradigmas de aprendizagem, a utilização educativa das TIC é primordial na formação das novas gerações, faz todo o sentido integrar dois pilares basilares dos cidadãos e profissionais: aprender a língua inglesa e fazê-lo com apoio das TIC, particularmente dos recursos online. Neste contexto, analiso três websites para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa no 1.º CEB. Os websites são analisados com base no princípios de Gilutz e Nielsen para a usabilidade dos websites para crianças e atendendo às Orientações Programáticas para aprendizagem da língua Inglesa no primeiro ciclo.
The generations attending the Portuguese primary school today are the so called digital natives or net genners that learn in a different way from the previous generations. The new generations learn through games and don’t want to be amorphous information repository. On the contrary, they are mentally actives and question makers and it is likely that many of them will have jobs that still don’t exist. On the other hand, we live in a pluricultural and plurilinguistic Europe where early language learning is urgent in the knowledge society with a strong virtual component in which the most used language is the English language. In Portugal since some time that the English language is part of the elementary school as an extra-curricular activity. Still the materials used are diffuse. In this course and regarding that the ICT curricular integration is primordial in the new generations’ formation and according to the new learning paradigms makes all the sense to integrate the two fundamental foundations of future’s citizens and professionals in the same purpose: to learn the English language with the support of ICT mainly the online support. In this scope it is intended to analyze three websites to teach and learn the English Language in the elementary school. The websites are analyzed according to Gilutz and Nielsen guidelines to the children’s websites usability and in accordance to the Orientações Programáticas to the English learning language in the elementary school.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11042
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado


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