Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10895
Título: | Comparação de resultados de ensaios para avaliação da qualidade de construção de camadas de aterros para linhas férreas de alta velocidade |
Outro(s) título(s): | Comparison of performance based test methods to evaluate quality construction of railway embankments and railtrack layers for high speed trains |
Autor(es): | Correia, A. Gomes Martins, João Paulo Caldeira, Laura Neves, E. Maranha das Delgado, João L. C. |
Palavras-chave: | Módulo de deformabilidade Ensaios in situ Aterro experimental Ensaios dinâmicos de placa Controlo contínuo da compactação Ensaio de carga com placa |
Data: | 2008 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Geotecnia |
Citação: | CORREIA, A. Gomes ; SAYÃO, Alberto S. F. J. ; LEMOS, Luís Leal, ed. lit. – “A caracterização dos terrenos para as obras geotécnicas : actas do Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, 4, Coimbra, Portugal, 2008”. Coimbra : S.P.G., 2008. ISBN 978-989-95740-1-4. p. 59-66. |
Resumo(s): | No presente artigo estabelecem-se correlações entre módulos de deformabilidade determinados “in situ” num aterro experimental com recurso a diferentes tipos de ensaios. Estes ensaios integram os ensaios de controlo de compactação pontual, nomeadamente, o ensaio de carga estático com placa (ECP), o deflectómetro de impacto ligeiro (DIP) e o “Geogauge” (SSG) e ensaios de controlo de compactação em contínuo, com o medidor de capacidade de suporte de contínuo (MCSC) ou “Portancemètre”. O ensaio de carga estático com placa foi usado como ensaio de referência. Neste artigo descreve-se o plano experimental adoptado, a teoria que está na base de cada ensaio e são apresentados alguns resultados e correlações entre ensaios. In this paper are established correlations between modulus resulting from different “in situ” tests methods done on a trial embankment using different apparatus. These tests used in compaction control are spot tests, namely, static plate loading test (ECP), light falling weight deflectometer (DIP), soil stiffness gauge (SSG), and continuous test with “Portancemètre” equipment. The static plate loading test was used as reference test. In this paper is described the experimental plan adopted, presented the theory for each test method, some results obtained and proposed some correlations. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10895 |
ISBN: | 978-989-95740-1-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comparação de resultados de ensaios.PDF | Artigo | 410,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
IV Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia.pdf | Livro | 3,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |