Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10856
Título: | "Queda de graves em fluidos" : desenvolvimento de recursos reais e virtuais para o ensino |
Autor(es): | Malheiro, Joana Alexandra Oliveira |
Orientador(es): | Lanceros-Méndez, S. Fonseca, Vicente |
Data: | 24-Set-2009 |
Resumo(s): | As novas tecnologias influenciam cada vez mais as metodologias de ensino. Tendo em
conta este facto, o presente trabalho baseia-se na criação de recursos didácticos para o ensino
da Física e, de certa forma na complementação do ensino experimental com a apresentação
de software didáctico de apoio. Foi desenvolvida uma actividade laboratorial real e um suporte
informático, enquadrado no programa nacional da disciplina de Física (12º ano de
escolaridade) e referente ao trabalho laboratorial obrigatório, TL I.5 – “Coeficiente de
viscosidade de um fluido”.
A implementação deste tipo de recursos é de grande interesse para o Ensino
Secundário, no âmbito da Mecânica dos Fluidos, pois promove a criatividade e interactividade
do ensino da Física. Por outro lado, é de extrema importância a utilização de um método de
ensino – aprendizagem que não concentre o ensino da Física exclusivamente na veiculação de
informação, mas que tenha em atenção toda a construção do conhecimento, num contexto
mais amplo, englobando os conteúdos e os processos de construção. Desta forma, o objectivo
principal destes recursos didácticos reside no facto de complementar o processo de ensino –
aprendizagem, de forma a serem utilizados numa componente pré-laboratorial ou póslaboratorial,
dependendo da abordagem que o professor pretenda, enquanto elemento activo
deste processo.
O desenvolvimento desta actividade laboratorial virtual deu origem a um sítio na
internet, que disponibiliza ao utilizador um conjunto de informações acerca do tema em
questão, conjunto este constituído por: desenvolvimento de conceitos, guia da actividade
laboratorial, exercícios de avaliação de conhecimentos, um vídeo demonstrativo e uma
simulação que permite ao utilizador variar os parâmetros relevantes, da forma mais adequada.
Finalmente, é salientar que estas actividades laboratoriais virtuais se apresentam
como fonte de motivação para os alunos e podem combater o insucesso escolar, se
implementadas de forma adequada. No entanto, estas não substituem os métodos
experimentais e devem ser encaradas como complemento. The new technologies are changing constantly the teaching methods. Given this fact, the present work is based on the creation of teaching resources to be part of the learning of physics and in some way to complement the experimental teaching techniques with the presentation of appropriated software to support this subject. The aim is to develop real and virtual resources to support practical work develop in Physics, as part of the National Physics Curriculum (12th grade). These resources were developed to complement the compulsory practical work, TL I.5 - "Viscosity coefficient of a fluid." The implementation of such resources is of great interest to Secondary Schools and in the study of Mechanics of Fluids, therefore promotes creativity and interactivity in the study of physics. It is also, extremely important, the use of new teaching methods that do not focus the learning process, exclusively, on the transmission of contents, but give more relevance to the construction of knowledge based on the content and the process of learning. Therefore, the main objective of these teaching resources is to enrich the learning process by applying it as laboratory component which can be used before and after the laboratory session, depending on the approach that the teacher wants to implement as the active element of this process. The development of this laboratory virtual activity has led to a web site that offers the user a set of information about the topic in study. This set consists of: development of concepts, practical guide, assessment questions, video demonstration and virtual simulation that allows the user to vary the relevant parameters in the appropriate way. Finally, is referred that the Laboratory Virtual Activities are presented as a source of motivation for students and school and can fight against the student’s failure if implemented properly, however they do not replace the experimental methods, but must be seen as resources that complement these methods. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Física (área de especialização em Ensino) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10856 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis |