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TitleInovação curricular, formação de professores e melhoria da escola : uma abordagem reflexiva e reconstrutiva sobre a prática da inovação-formação
Author(s)García Alonso, María Luisa
Advisor(s)Estrela, Albano
Mesa, Lurdes Montero
Issue date1998
Abstract(s)Neste trabalho desenvolve-se um estudo qualitativo, à luz de uma abordagem epistemológica interpretativo/crítica, sobre os processos de inovação curricular na escola primária portuguesa, entendendo estes de forma interligada com os processos de formação de professores e de melhoria da escola como organização. Esta concepção holística da inovação sustenta-se num quadro teórico que cruza conhecimentos provenientes de diferentes domínios das Ciências da Educação, nomeadamente, da Teoria da Formação de Professores, da Teoria do Currículo, da Organização Escolar e da Didáctica. Para isso elaborou-se um modelo compreensivo que interrelaciona o desenvolvimento profissional com o desenvolvimento curricular, o desenvolvimento organizacional e o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, contribuindo, assim, para a promoção da mudança educativa. O questionamento acerca das condições e dos processos através dos quais a inovação e a formação se traduzem em mudanças educativas nos contextos ecológicos, culturais e políticos das escolas, fez com que se escolhesse como objecto de estudo empírico um projecto de inovação curricular — o Projecto PROCUR — que se vem desenvolvendo numa rede de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma perspectiva metodológica de investigação-acção colaborativa. O estudo de caso deste projecto, enquanto "exemplo em acção", realizado com uma abordagem etnográfica, permitiu, na procura de uma melhor compreensão interpretativa do fenómeno da mudança nas escolas, realçar a sua natureza complexa, dinâmica, multidimensional e ecológica, em que se cruzam uma multiplicidade de factores de ordem política e social, institucional e cultural, curricular, pedagógica, profissional e pessoal. Este estudo veio, assim, questionar as relações problemáticas e complexas entre reforma e inovação, tornando claro que a mudança é possível sempre que se construam determinadas condições nas escolas, que permitam uma prática mais reflexiva, colaborativa e investigativa, numa escola mais autónoma, aberta e participada, capaz de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os actores, nomeadamente alunos e professores.
In this work we carried out a qualitative study according to a critical/interpretative epistemological approach on the processes of curriculum innovation in the Portuguese primary school context, being these processes interrelated with teacher development and with the improvement of school as organisation. This holistic conception of innovation is supported by a theoretical framework which connects knowledge from different domains of Educational Sciences, such as Teacher Training theory, Curriculum theory, School Organisation and Educational Methodology. For that purpose a comprehensive innovation model was designed. This model establishes a relationship between professional development, curriculum development, organisational development and pupils' learning, in order to promote an educational change. When we questioned about conditions and processes through which innovation and development can result into educational change in the ecological, cultural and political school contexts, we decided to choose as object of this empirical study an experience on curriculum innovation — the PROCUR Project. This project has been developed in a network of primary schools, under a methodological perspective of collaborative action-research. The case study of this project, as an "example in action" following an ethnographic approach, allowed us, in search of a better interpretative understanding of the phenomenon of change in schools, to emphasize its complex, dynamic, multidimensional and ecological nature, in which a multiplicity of factors interchange. This factors are political and social, institutional and cultural, curricular, pedagogical, professional and personal. This study questions, therefore, the problematic and complex relationship between reform and innovation, making clear that the change is always possible whenever there are schools with certain conditions. These conditions will make possible a more reflexive, collaborative and investigative practice, in a more autonomous, committed and open school, which will able to promote the learning and the development of all participants, namely pupils and teachers.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de conhecimento de Currículo e Tecnologias da Educação Básica)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10840
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
DCEC - Teses de Doutoramento

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