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TítuloDesenvolvimento de um modelo de marketing industrial aplicado na indústria alimentar : o caso do Pirarucu da Amazónia
Autor(es)Santana, Aldous Jesus Raiol
Orientador(es)Nunes, Manuel José Lopes
Palavras-chaveMarketing Business-to-Business
Marketing de Relacionamento
Pirarucu da Amazónia
Bacalhau
Business-to-Business
Relationship Marketing
Amazon`s Pirarucu
Cod.
Data29-Dez-2009
Resumo(s)O presente estudo tem como intuito levar o conhecimento do potencial do Pirarucu da Amazónia como produto a ser inserido no mercado brasileiro de pescados ao utilizar tecnicas de fabrico e de marketing industrial já realizadas pelas empresas fabricantes e produtos de Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa. O problema desta investigação prende-se com uma questão: Qual é o grau de adequação dos princípios e conceitos do Marketing Business-to- Business e Marketing de relacionamento e no desenvolvimento de um processo produtivo e de comercialização do pirarucu da Amazónia? Decorrente deste problema, o nosso objectivo no presente estudo foi estudar a adequação das melhores práticas de marketing industrial aplicadas no processo de produção de bacalhau em Portugal no processo de produção do pirarucu na região da Amazónia. Se é um facto que a investigação tem evidenciado a natureza, Os objectivos específicos foram os seguintes: Analisar comparativamente o desenvolvimento do processo de produção do bacalhau de cura tradicional portuguesa e o actual cultivo do pirarucu; Avaliar as necessidades das pequenas empresas criadoras de pirarucu em cativeiro, e a possibilidade de extensão do seu mercado alvo com um produto mais acreditado e certificado conforme as normas pré-estabelecidas pelo processo português e ainda avaliar o modelo de utilização do marketing industrial do bacalhau de cura tradicional portuguesa e sua aplicabilidade na realidade do mercado brasileiro que possui características peculiares para depois tentar aumentar o mercado de actuação do pirarucu, que actualmente está limitado ao norte do Brasil. Os resultados obtidos com a presente investigação realizada através de uma revisão bibliográfica e investigação em campo no Brasil e em Portugal apresentaram que as estratégias de marketing quando aplicadas da forma correcta podem gerar o nascimento de novos mercados, novos produtos, prospectar novos clientes e depois de um produto lançado, pode gerar a fidelização e lealdade no consumo continuo desse mesmo produto.
The present study has the intention to show the potential of the Amazon as Pirarucu, a product to be inserted in the Brazilian fish market when it uses techniques of manufacturing and industrial marketing already used by the manufacturers and products of the Healing Traditional Portuguese Cod. The problem with this research relates to the question: What is the degree to adequacy of the principles and concepts of Business-to-Business and Relationship Marketing at the development of a production and marketing of Amazon Pirarucu? Due to this problem, our aim in this study was to evaluate the adequacy of the marketing best practices applied in the industrial production of cod in Portugal in the production of pirarucu in the Amazon region. If it is true that research has shown the nature, specific objectives were as follows: Analyze the development of the production process of healing traditional Portuguese Cod and the current crop of pirarucu; assess the needs of businesses that create pirarucu in captivity, and the chance to expand their target market with a product more accredited and certified according to standards predetermined by the Portuguese case and also to evaluate the usage model of marketing industrial healing traditional portuguese cod and its applicability in the reality of market to try increase the market area of pirarucu now limited to northern Brazil. The results of this investigation through a literature review and field research in Brazil and Portugal showed that the marketing strategies when applied in the right way can lead to the concept of new markets, new products, exploring new customers and after a released product, can generate loyalty to keep consumption of that product.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão de Projectos e Inovação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10807
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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