Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/1075

TitleLusofonia e Luso-tropicalismo: equívocos e possibilidades de dois conceitos hiper-identitários.
Author(s)Martins, Moisés de Lemos
KeywordsPós-colonialismo
Lusofonia
Identidade
Representação social
Simbolismo
Cultura
Área cultural
Multiculturalismo
Luso-tropicalismo
Globalização
Issue dateMay-2004
Abstract(s)Será a ideia de lusofonia um modo de dizer, na actualidade, o conceito de luso-tropicalismo? Nestas representações de um espaço supranacional de língua e cultura existe um equívoco lusocêntrico. Nelas sempre Portugal se fixou morbidamente, gozando a diferença que o caracteriza, ou o imagina tal, no contexto de outros povos, nações e culturas (Eduardo Lourenço). Mas existem igualmente potencialidades. A afirmação de uma área cultural de influência, baseada numa língua comum, mas que transcende largamente a questão linguística, mobilizando mesmo povos inteiros, os seus governos, as organizações não governamentais, a sociedade civil. Também o reconhecimento no espaço lusófono de realidades radicalmente distintas umas das outras. E ainda, o reconhecimento de uma comunidade pouco coesa e muito desigual, afectada por desequilíbrios demográficos, culturais e económicos flagrantes. Partilhando, é certo, distintas posições de vulnerabilidade, diante dos efeitos de processos transnacionais que não dominam, podem, todavia, os países lusófonos fazer uma leitura afirmativa e prospectiva da sua presença no mundo, valorizando a tensão entre o ser ou poder ser margem e o ser ou poder ser parte inteira.
TypeConference paper
DescriptionConferência inaugural no X Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, subordinado ao tema Lusofonia, realizado em São Paulo pela Pontifícia Universidade Católica, entre 28 de Abril e 1 de Maio de 2004. Fez com Evanildo Bechara a conferência de abertura do Congresso. Título da conferência: “Lusotropicalismo e Lusofonia. Equívocos e possibilidades de dois conceitos hiper-identitários”. A ser publicada nas Actas.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/1075
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mmartins_LusotropiLusofonia_2004.pdf87,19 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID