Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10730

TitleMetodologia do estudo do meio
Author(s)Carvalho, Graça Simões de
Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de
KeywordsDidáctica
Metodologias de ensino
Formação de professores
Ensino primário
1º ciclo do ensino básico
Issue date2010
PublisherPlural Editores
CitationCARVALHO, Graça Simões de ; FREITAS, Maria Luísa Varela de – “Metodologia do Estudo do Meio.” Luanda : Plural Editores, 2010. ISBN 978-989-611-077-2.
Abstract(s)Com a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnologia, a Física, a Química e a Biologia e ainda aspectos que têm a ver com a Moral e o Civismo, procurando assim contribuir para a compreensão progressiva das inter - relações entre a Natureza e a Sociedade” (INIDE, 2007). Entre outros objectivos do Estudo do Meio, destaca-se o seguinte: “Desenvolver alguns processos simples de reconhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar) assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação” (INIDE, 2007). Para abordarmos a metodologia de ensino do Estudo do Meio teremos, antes de mais, de analisar em profundidade as características próprias desta vasta área de ensino que, como acima referimos, implica a intervenção de diversas disciplinas científicas. Neste sentido, iremos inicialmente discutir as questões relacionadas com os conteúdos a serem seleccionados para o Estudo do Meio bem como a necessidade da integração disciplinar para um efectivo ensino globalizado. Clarificamos estes conceitos intrinsecamente associados ao Estudo do Meio, discutindo as metodologias de ensino desta área curricular (Capítulo 1), a organização do ensino do estudo do meio (Capítulo 2), seus objectivos de aprendizagem (Capítulo 3), a construção do sistema de conhecimentos, competências e atitudes (Capítulo 4), métodos e meios de ensino (Capítulo 5) e avaliação (Capítulo 6).
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10730
ISBN978-989-611-077-2
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
DCILM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodol_Estudo_do_Meio.pdfLivro2,59 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID