Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10730
Título: | Metodologia do estudo do meio |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de |
Palavras-chave: | Didáctica Metodologias de ensino Formação de professores Ensino primário 1º ciclo do ensino básico |
Data: | 2010 |
Editora: | Plural Editores |
Citação: | CARVALHO, Graça Simões de ; FREITAS, Maria Luísa Varela de – “Metodologia do Estudo do Meio.” Luanda : Plural Editores, 2010. ISBN 978-989-611-077-2. |
Resumo(s): | Com a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnologia, a Física, a Química e a Biologia e ainda aspectos que têm a ver com a Moral e o Civismo, procurando assim contribuir para a compreensão progressiva das inter - relações entre a Natureza e a Sociedade” (INIDE, 2007). Entre outros objectivos do Estudo do Meio, destaca-se o seguinte: “Desenvolver alguns processos simples de reconhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar) assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação” (INIDE, 2007). Para abordarmos a metodologia de ensino do Estudo do Meio teremos, antes de mais, de analisar em profundidade as características próprias desta vasta área de ensino que, como acima referimos, implica a intervenção de diversas disciplinas científicas. Neste sentido, iremos inicialmente discutir as questões relacionadas com os conteúdos a serem seleccionados para o Estudo do Meio bem como a necessidade da integração disciplinar para um efectivo ensino globalizado. Clarificamos estes conceitos intrinsecamente associados ao Estudo do Meio, discutindo as metodologias de ensino desta área curricular (Capítulo 1), a organização do ensino do estudo do meio (Capítulo 2), seus objectivos de aprendizagem (Capítulo 3), a construção do sistema de conhecimentos, competências e atitudes (Capítulo 4), métodos e meios de ensino (Capítulo 5) e avaliação (Capítulo 6). |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10730 |
ISBN: | 978-989-611-077-2 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros DCILM - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodol_Estudo_do_Meio.pdf | Livro | 2,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |