Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10677

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFormosinho, Júlia-
dc.contributor.authorVieira, Fátima-
dc.date.accessioned2010-07-06T09:19:55Z-
dc.date.available2010-07-06T09:19:55Z-
dc.date.issued2010-06-28-
dc.date.submitted2009-04-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10677-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (área do conhecimento Metodologia e Supervisão em Educação de Infância)por
dc.description.abstractO estudo que aqui se apresenta inscreve-se no âmbito da formação prática inicial de educadores de infância e mais concretamente, no âmbito do projecto de formação e supervisão da Prática Pedagógica final, da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade do Minho. Nesta pesquisa procura-se conhecer, pela voz de futuras educadoras, as aprendizagens profissionais realizadas durante o seu estágio profissionalizante. Para cumprir este objectivo, descrevem-se, analisam-se e interpretam-se os seus portefólios reflexivos do practicum, construídos a partir da vivência e significação do quotidiano de práticas em salas de educação de infância. Os dados dos portefólios cruzam-se com a informação fornecida pelo acompanhamento realizado pela supervisora universitária e investigadora e com o quadro teórico que fundamenta o estudo. A análise e interpretação do corpus de dados têm por base categorias sugeridas pela conceptualização de Oliveira-Formosinho (1998-2007) sobre as dimensões centrais da Pedagogia de Infância e outras categorias entretanto estabelecidas. A análise e interpretação dos dados fornecem indicadores que permitem: i) caracterizar os desafios e as conquistas das estagiárias na aprendizagem de competências profissionais práticas centrais; ii) revelar o impacto positivo das gramáticas pedagógicas de cariz construtivista, no crescimento e desenvolvimento profissional inicial; iii) evidenciar o contributo da Metodologia de Trabalho de Projecto na transformação das práticas das alunas e das equipas educativas em que participam; iv) reconhecer o valor do portefólio como instrumento de reflexão e documentação da jornada individual de aprendizagem durante o estágio; v) realçar a importância das estratégias supervisivas nos processos de envolvimento e transformação das alunas educadoras durante o estágio.por
dc.description.abstractThis study aims to describe and to interpret the professional experiencial learning of preschool students teachers during their practicum within the Initial Degree on Early Childhood Education, at the University of Minho. In order to fulfil this target, the student’s reflective portfolios are analysed as documentation of pedagogy apprenticeship and professional development. The data from these portfolios are linked with information from the supervising process and with the theorical framework that support the study. The analysis and interpretation of data uses, as its basis, the categories proposed following the concept of Oliveira-Formosinho (1998-2007) concerning pedagogical dimensions of early childhood education, together with other established categories. In short, the findings provide indicators which allowed to: i) illustrate the challenges and achievements on pedagogy apprenticeship and professional learning; ii) confirm the experiencial learning of constructivist pedagogical models as a key element of professional grow and development of the students trainees; iii) indentify the contribution of the Project Approach to enhance student’s professessional learning; iv) speak about the expectations, feelings and dispositions in relation to the practicum; v) recognize the value of the portfolio as an instrument of reflection and documentation of the individual’s progress during the work experience. Furthermore, the data highlights the value of supervising strategies on those processes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleA aprendizagem da profissão: um estudo de caso de portefólios reflexivos de educadores de infânciapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc371.13-
dc.subject.udc371.26-
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf
Acesso restrito!
1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID