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https://hdl.handle.net/1822/10642
Título: | Construção e dimensionamento de pavimentos com blocos em estradas urbanas |
Autor(es): | Martins, João Paulo |
Orientador(es): | Pereira, Paulo A. A. |
Palavras-chave: | Blocos Juntas Almofada de assentamento Padrão de assentamento Estrada urbana Travamento Módulo de deformabilidade Deformação permanente Blocks Joints Bedding course Laying pattern Urban road Interlocking Elastic modulus Permanent deformation |
Data: | 29-Dez-2009 |
Resumo(s): | Actualmente, os pavimentos com blocos, sucessores das técnicas ancestrais da construção
viária no antigo Império Romano, têm adquirido uma maior importância, que resulta da
necessidade de utilização destes pavimentos nos mais diversos projectos de requalificação
urbana em Portugal, nomeadamente, no Programa “Polis” e em outros projectos com
objectivos semelhantes.
A construção de pavimentos com blocos em Portugal, principalmente em granito,
colocou em evidência as limitações das estruturas de pavimentos tradicionalmente
utilizadas, nomeadamente de adequação à agressividade do tráfego. Estas limitações
permitiram identificar as necessidades de melhoria e procurar uma abordagem mais
adequada à realidade actual, quer nos processos de construção, quer nas metodologias de
dimensionamento dos pavimentos.
Um dos objectivos deste trabalho consistiu em reunir informação sobre as técnicas de
construção de pavimentos com blocos, que se realizam um pouco por todo o mundo, assim
como sobre as melhores regras construtivas, de modo a estabelecer um programa para a
construção de trechos experimentais que permitisse adequar as técnicas usadas noutros
países à realidade Portuguesa, com base no “estado da arte”.
Na primeira metade da dissertação são expostos os conhecimentos assimilados de
construção de pavimentos, na generalidade, e de pavimentos com blocos, em especial. Na
segunda metade abordam-se os processos de construção, a partir dos resultados da
componente experimental do trabalho, que se aplicaram posteriormente na obtenção de
catálogos de dimensionamento para pavimentos com blocos de granito e de betão.
O crescimento verificado nos últimos anos no uso de blocos de betão na construção
de pavimentos confirma o interesse em incluir o estudo da utilização destes materiais em
pavimentos no trabalho desta dissertação.
Com esta dissertação pretendeu-se contribuir para o aprofundamento dos
conhecimentos de construção e concepção dos pavimentos com blocos. Block pavements, which result from the ancestral road construction techniques of the old Roman Empire, have acquired a higher importance as a result of the need to use these pavements in the most diverse projects of urban re-qualification in Portugal, namely in the "Polis" Program and in other projects with similar aims. The construction of block pavements in Portugal, especially using granite blocks, highlighted the limitations of the traditionally used pavement structures to withstand the present challenges, namely the high traffic wear factors. These limitations allowed identifying the need to improve and find a more adequate approach to the present reality, either in the construction process, or in the pavement design methodologies One of the objectives of the present work was to gather information about the construction techniques of block pavements that take place around the world, as well as the best construction rules, in order to establish a program for construction of real scale pavement trials, which would allow to adapt the techniques used in other countries to the Portuguese reality, based on the "state-of-the-art",. The first part of the dissertation presents the assimilated knowledge in terms of pavement construction, in general, and of block pavements, in particular. In the second part the construction processes, will be discussed, according to the experimental components of the work, which were subsequently applied in the completion of design catalogues of granite and concrete block pavements. The growth in the use of concrete blocks in the construction of pavements in the last years confirms the interest of including, in this dissertation, the study of the use of these materials in pavement construction. This dissertation intended to contribute to the knowledge increase in terms of construction and conception of block pavements. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - (área de especialização em Engenharia Rodoviária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10642 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - João Paulo Rosas Martins - 2009.pdf Acesso restrito! | 6,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |