Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10580

TítuloContributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
Outro(s) título(s)Educational and communitarian contributions of self-organising epistemological Movement: a self-organising narrative method to the training of adult educator
Autor(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEpistemologia
Auto-organização
Método narrativo
Holismo
Padrões
Aprendizagem
Educação permanente e comunitária
Epistemology
Self-organisation
Narrative method
Holism
Patterns
Lifelong learning and communitarian education
Data2007
EditoraPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação
RevistaEducação
CitaçãoOliveira, C. C. (2007). Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. Educação, 30(1).
Resumo(s)Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos.
On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of self-organisation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10580
ISSN0101-465X
e-ISSN1981-2582
Versão da editorahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_para_Reveduc-_clara_costa_oliveira.pdf541,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID