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https://hdl.handle.net/1822/10396
Título: | As visitas de estudo e o ensino e a aprendizagem das ciências naturais : um estudo sobre representações de professores e alunos do 9º ano de escolaridade |
Autor(es): | Varela, Cristina Maria Rodrigues Couto |
Orientador(es): | Afonso, Ana Sofia |
Data: | 26-Jun-2009 |
Resumo(s): | As visitas de estudo podem proporcionar um importante contributo para o ensino das
ciências por potencializar aprendizagens de natureza cognitiva, afectiva e social. Por outro lado,
as Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais sugerem a realização de várias
visitas de estudo para o desenvolvimento de diversas experiências educativas. Contudo, o grande
desafio para os professores coloca-se em saber como implementar essas Visitas de Estudo para
que os alunos aprendam Ciências.
Neste contexto, o objectivo deste estudo é caracterizar as representações de professores e
alunos sobre visitas de estudo no âmbito das Ciências Naturais - CN. Para a sua consecução,
procedeu-se à recolha de dados através de um questionário electrónico, a 123 professores
portugueses de CN, profissionalizados em ensino da Biologia e Geologia, que têm vindo a
leccionar no 3º Ciclo do Ensino básico em escolas públicas sob coordenação da Direcção
Regional de Educação do Norte, e 274 alunos (delegados e sub-delegados) a frequentar o 9º ano
de escolaridade nas mesmas escolas.
Os resultados obtidos revelaram que: de um modo geral os professores e os alunos
valorizam a realização de visitas de estudo e justificam a sua importância atribuindo a estas
actividades potencialidades e alguns constrangimentos, principalmente, logísticos e financeiros;
embora quase todos os professores tenham implementado visitas de estudo no âmbito de CN
metade dos alunos não realizou nenhuma destas visitas no 3º ciclo; estas visitas foram
realizadas a uma variedade de locais, desde locais ao ar livre a museus e indústrias; e o
principal motivo para a realização das visitas foi a aprendizagem e a consolidação de
conhecimentos. Verificou-se ainda que as práticas das visitas de estudo consideradas pelos
professores como as mais bem sucedidas e as práticas das únicas visitas de estudo em que os
alunos participaram no âmbito de CN são semelhantes. Designadamente, ambas se integram
nos assuntos abordados na sala de aula; o motivo, quando referido, relaciona-se com aprender e
consolidar conhecimentos; as actividades de pré-visita são reduzidas; as actividades de pós-visita
são, maioritariamente, confinadas ao contexto escolar; a maioria das visitas de estudo são
ilustrativas e o seu valor educativo é essencialmente de natureza cognitiva. Finalmente, os
professores reconhecem poucas limitações na visita de estudo mais bem sucedida que
implementaram e os alunos apontaram algumas razões para a (in)satisfação com a única visita
de estudo em que participaram. Assim, parece que os professores terão de reflectir sobre as
suas práticas de modo a rentabilizar estas actividades educativas. School visits can provide an important contribution to the learning of natural sciences because they can enhance cognitive, affective, social learning and contribute to life-long learning. The Portuguese curriculum for natural sciences recommends the use of school visits but very little is known on how Portuguese natural science teachers use this resource. This study aims at characterizing teachers and students’ representations of school visits in regard to natural sciences. Data were collected, by an electronic questionnaire, from 123 natural science teachers and from 274 students, class (sub)representatives, attending the 9th grade. Teachers were working and students were learning in schools in the North of Portugal. Results suggest that participants perceive school visits as important activities which can provide relevant experiences to the school curriculum and enhance interest for science; they also recognise constraints in the implementation of school visits, logistic and financial ones being the most mentioned; while most of the teachers have implemented school visits with their students, half of the students never participated in a school visit; school visits have been conducted to a range of places, from natural areas and museums to industries; the main reason for taking students to school visits is concerned with learning and consolidation of contents. In addition, teachers’ representations of their best practice concerning school visits are similar to the students’ representations of the only visit in which they participated. Particularly, most of the school visits were linked to a theme in the curriculum; when stated, the visit aimed mainly at consolidating contents; pre-visit activities were reduced; post-visit activities were often confined to the school context; most of the school visits were illustrative in nature and their educational value was mainly attributed to cognitive gains. Finally, teachers pointed out very few limitations to the visit they selected as their best practice and students pointed out aspects that they (dis)liked in the visits they described. Therefore, teachers need to rethink their practices regarding school visits, in order to take a better advantage of their educational value. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10396 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |