Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10172

TitleO lúdico como uma possibilidade de intervenção no bullying e formação da criança na escola
Author(s)Carvalho, João Eloir
Barros, Paulo Cesar
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsLúdico
Escola
Violência
Issue dateOct-2009
PublisherEditora Universitária Champagnat
CitationCONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9, Curitiba, Brasil, 2009 – “Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem : actas”. Curitiba : Champagnat, 2009. p. 5784-5792.
Abstract(s)Este estudo pretende análisar as principais características do lúdico, através dos autores que tratam do lúdico como a essência para a construção de um tempo, onde o brincar seja reconhecido como uma importante estratégia de desenvolvimento, aprendizagem e melhoria das relações no contexto infantil, sendo uma importante estratégia para a diminuição das práticas agressivas no contexto escolar. Quer ainda discutir os principais conceitos e entendimentos deste tema e desta maneira situá-lo dentro da esfera do conhecimento, da cultura e do meio em que as crianças estão inseridas, bem como suas significações no universo da educação e dos muros da escola, a qual faz uso da ludicidade de muitas formas, mas não se dá conta do seu real significado e importância. O estudo nos remete a um questionamento: as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento de prevenção ao bullying no contexto escolar? Diante destas considerações é oportuno fazer uma relação destas aparentes relações da cultura e do lúdico com as possibilidades de inserção no meio educacional, especialmente nas insituições de ensino, em que o lúdico se caracteriza como uma ação muito utilizada, mas pouco refletida. Para uma reflexão mais aprofundada, fazendo um paralelo entre a violência e o lúdico, entendemos que um dos trunfos que a escola dispõe atualmente para regular a violência, deveria ser uma prioridade à valorização das atividades lúdicas no tempo e no espaço que ela disponibiliza para seus alunos, seja em qualquer idade ou nível escolar. As atividades lúdicas são muito indicadas para o desenvolvimento destes objetivos, especialmente para as crianças que entendem suas manifestações como um momento de integração e desenvolvimento.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10172
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DEAEF - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Olúdico Educere2009.pdfDocumento principal211 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID