Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10172
Título: | O lúdico como uma possibilidade de intervenção no bullying e formação da criança na escola |
Autor(es): | Carvalho, João Eloir Barros, Paulo Cesar Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Lúdico Escola Violência |
Data: | Out-2009 |
Editora: | Editora Universitária Champagnat |
Citação: | CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9, Curitiba, Brasil, 2009 – “Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem : actas”. Curitiba : Champagnat, 2009. p. 5784-5792. |
Resumo(s): | Este estudo pretende análisar as principais características do lúdico, através dos autores que tratam do lúdico como a essência para a construção de um tempo, onde o brincar seja reconhecido como uma importante estratégia de desenvolvimento, aprendizagem e melhoria das relações no contexto infantil, sendo uma importante estratégia para a diminuição das práticas agressivas no contexto escolar. Quer ainda discutir os principais conceitos e entendimentos deste tema e desta maneira situá-lo dentro da esfera do conhecimento, da cultura e do meio em que as crianças estão inseridas, bem como suas significações no universo da educação e dos muros da escola, a qual faz uso da ludicidade de muitas formas, mas não se dá conta do seu real significado e importância. O estudo nos remete a um questionamento: as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento de prevenção ao bullying no contexto escolar? Diante destas considerações é oportuno fazer uma relação destas aparentes relações da cultura e do lúdico com as possibilidades de inserção no meio educacional, especialmente nas insituições de ensino, em que o lúdico se caracteriza como uma ação muito utilizada, mas pouco refletida. Para uma reflexão mais aprofundada, fazendo um paralelo entre a violência e o lúdico, entendemos que um dos trunfos que a escola dispõe atualmente para regular a violência, deveria ser uma prioridade à valorização das atividades lúdicas no tempo e no espaço que ela disponibiliza para seus alunos, seja em qualquer idade ou nível escolar. As atividades lúdicas são muito indicadas para o desenvolvimento destes objetivos, especialmente para as crianças que entendem suas manifestações como um momento de integração e desenvolvimento. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10172 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DEAEF - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Olúdico Educere2009.pdf | Documento principal | 211 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |