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TítuloO lúdico como uma possibilidade de intervenção no bullying e formação da criança na escola
Autor(es)Carvalho, João Eloir
Barros, Paulo Cesar
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveLúdico
Escola
Violência
DataOut-2009
EditoraEditora Universitária Champagnat
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9, Curitiba, Brasil, 2009 – “Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem : actas”. Curitiba : Champagnat, 2009. p. 5784-5792.
Resumo(s)Este estudo pretende análisar as principais características do lúdico, através dos autores que tratam do lúdico como a essência para a construção de um tempo, onde o brincar seja reconhecido como uma importante estratégia de desenvolvimento, aprendizagem e melhoria das relações no contexto infantil, sendo uma importante estratégia para a diminuição das práticas agressivas no contexto escolar. Quer ainda discutir os principais conceitos e entendimentos deste tema e desta maneira situá-lo dentro da esfera do conhecimento, da cultura e do meio em que as crianças estão inseridas, bem como suas significações no universo da educação e dos muros da escola, a qual faz uso da ludicidade de muitas formas, mas não se dá conta do seu real significado e importância. O estudo nos remete a um questionamento: as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento de prevenção ao bullying no contexto escolar? Diante destas considerações é oportuno fazer uma relação destas aparentes relações da cultura e do lúdico com as possibilidades de inserção no meio educacional, especialmente nas insituições de ensino, em que o lúdico se caracteriza como uma ação muito utilizada, mas pouco refletida. Para uma reflexão mais aprofundada, fazendo um paralelo entre a violência e o lúdico, entendemos que um dos trunfos que a escola dispõe atualmente para regular a violência, deveria ser uma prioridade à valorização das atividades lúdicas no tempo e no espaço que ela disponibiliza para seus alunos, seja em qualquer idade ou nível escolar. As atividades lúdicas são muito indicadas para o desenvolvimento destes objetivos, especialmente para as crianças que entendem suas manifestações como um momento de integração e desenvolvimento.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10172
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DEAEF - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
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