Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1016

TítuloMetodologias de desenvolvimento de novos produtos industriais
Autor(es)Nunes, Manuel L.
Orientador(es)Paisana, António Maria Vieira
Palavras-chaveEstratégia de Novos Produtos
Desenvolvimento de Novos Produtos
Time-to-Market
New Product Strategy
New Product Development
Data2004
Resumo(s)O produto é o principal meio que a empresa pode utilizar na orientação dos seus recursos para as exigências do mercado, no sentido de proporcionar valor aos clientes e alcançar, deste modo, os objectivos da organização. No entanto, a estratégia de produto contem decisões complexas que afectam e condicionam a organização, quer interna quer externamente. O desenvolvimento de novos produtos, ou a alteração da carteira de produtos actual, exige o compromisso de todas as áreas funcionais para configurar, de forma integrada e sólida, a oferta proporcionada ao mercado. Actualmente, um dos principais objectivos das empresas consiste em desenvolver e introduzir novos produtos no mercado num período de tempo reduzido. Este objectivo originou o aparecimento de uma nova forma de gestão do processo de concepção e desenvolvimento de novos produtos – o Desenvolvimento Acelerado de Novos Produtos. A possibilidade de criar e sustentar uma vantagem competitiva, baseada na redução do time-to-market dos novos produtos, justifica que os gestores do processo de concepção e desenvolvimento procurem definir uma série de técnicas e metodologias que permitam essa redução. A revisão bibliográfica realizada permitiu desenvolver um questionário com o objectivo de caracterizar o sector industrial e o meio envolvente das empresas, analisar a estratégia de inovação de produtos e as actividades de concepção e desenvolvimento de novos produtos da empresa no mercado e determinar o nível de utilização de algumas técnicas e metodologias que permitem reduzir o time-to-market dos novos produtos. Esta redução permite melhorar a eficiência do processo de concepção e desenvolvimento de novos produtos. No estudo realizado identificam-se algumas técnicas e metodologias que permitem reduzir o time-to-market dos novos produtos. Com base numa amostra de 32 empresas do sector dos componentes para a indústria automóvel em Portugal, analisa-se a relação entre essas técnicas e metodologias e o time-to-market, e, entre essas técnicas e metodologias e o êxito de novos componentes no mercado. A análise estatística dos dados, realizada no âmbito deste projecto de investigação, permitiu verificar que existe uma relação directa entre o êxito dos novos produtos e a utilização de algumas técnicas de fabrico/industrialização, tecnologias da informação e técnicas de design. A análise efectuada indica também a existência de factores determinantes do êxito dos novos produtos, como a redução do time-to-market e o grau de participação no processo de concepção e desenvolvimento do departamento de marketing, do departamento de produção, dos engenheiros e designers, dos clientes e dos fornecedores. Os factores que emergem do mercado global actual determinam a existência de produtos com um ciclo de vida cada vez mais reduzido. Isto implica a necessidade de procurar meios que permitam a redução do time-to-market dos novos produtos e o êxito desses produtos no mercado. Nesta dissertação, após a análise fundamentada da problemática da inovação de produtos nos mercados industriais, procurou-se desenvolver um conjunto de técnicas e metodologias que permitem reduzir o time-to-market dos novos produtos. No entanto, importa salientar que o objectivo não é optimizar o ciclo de desenvolvimento dos novos produtos nas empresas. O objectivo é procurar determinar o time-to-market mais adequado, através da utilização de um conjunto de técnicas e metodologias que permitam melhorar a eficiência do processo de concepção e desenvolvimento de novos produtos nas empresas do sector dos componentes para a indústria automóvel em Portugal.
The product is the main instrument a company has to direct its resources in order to meet market needs, offer value to its customers and, in this way, attain the organization’s goals. However, the product strategies involve complex decisions which affect the organization, internally and externally. New product development or changes in the current product portfolio demand a commitment from all functional areas in an organisation in order to configure the market supply in an integrated and solid way. Presently, one of the companies’ main goals consists of developing and introducing new products in the market in shortest period of time. This led to the emergence of a new type of management in process conception and development of new products – the Accelerated Product Development. The possibility of creating and maintaining a competitive advantage based on the reduction of time-to-market of the new product explains the fact that, increasingly, managers try to define a series of techniques and methodologies which make this reduction possible in the conception and development of new product process. The bibliography research that was undertaken constituted the basis for building the questionnaire that was used in this project, which aimed at (a) characterising the industrial sector and the environment where companies operate, (b) analysing the product innovation strategy and the companies activities of conception and developing new products in the markets, (c) determining the rate of utilization of techniques and methodologies that reduce time-to-market of new products. In the present study, a number of techniques and methodologies which help reducing the new products time-to-market were identified. Based on a sample of 32 companies belonging to the industry car components in Portugal, an analysis was made of the relationship between these techniques and methodologies and the time-to-market, and between former and the success of new components in the market. According to the statistic analysis made, there is a direct relationship between success of the new products and the use of some techniques of manufacture/industrialization, information and design technologies. The analysis made also indicates the existence of other determining factors in the success of new products, such as the reduction of new product time-to-market and the participation level of marketing and production departments, engineers and designers, clients and suppliers in process of conception and development of new products. One of the most important factors that characterize current market globalization is the increasing reduction in product life cycles. This indicates the need to find means that promote reductions in new product’s time-to-market and its success in the market. In this dissertation there is a comprehensive analysis of product innovation in industrial markets and a number of techniques and methodologies that reduce new product’s time-to-market are presented. However, it is important to point out that the objective of this research was not the optimization of the development cycle of new products. The objective was to determine a number of techniques and methodologies susceptible of improving the process of conception and development of new products, with a view to reducing their time-to-market. The case studied was that of the industry of car components in Portugal.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1016
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DPS - Teses de Doutoramento

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