Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10138

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFischer, Adriana-
dc.date.accessioned2010-01-20T17:46:05Z-
dc.date.available2010-01-20T17:46:05Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citation"Revista da Unifebe." ISSN 1679-8708. 5 (2007) 19-32.por
dc.identifier.issn1679-8708-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10138-
dc.description.abstractA linguagem especializada, presente em resumos da esfera acadêmica e jornalística, é mais bem compreendida por alunos universitários quando a orientação do letramento se apóia na perspectiva dialógica da linguagem. Partindo dessa evidência acadêmica, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como eventos de letramento, em que o resumo é adotado como objeto de ensino-aprendizagem, têm efeitos sobre a produção escrita desse gênero discursivo no primeiro ano do curso de Letras da Unifebe (Brusque-SC).Realizou-se um acompanhamento longitudinal da construção do letramento acadêmico de alunos desse curso em 2005. As produções de uma aluna revelam que as orientações de letramento, pelo professor, para compreensão e análise de resumos, não garantem que ela realize produções escritas totalmente adequadas ao gênero. Os motivos são socialmente explicados, seja no espaço da sala de aula, seja na relação com dizeres distantes no tempo e no espaço e com outras identidades sociais desse sujeito letrado. No entanto, e acima de tudo, essas orientações auxiliam na constituição de uma identidade acadêmico-profissional mais crítica.por
dc.description.abstractThe specialized language, contained in summaries of academic and journalistic domains, is better understood by students at University when the literacy orientation is supported by the dialogic language perspective. Consequently, this article aims at analyzing how literacy events, in which summary is considered as object of teaching-learning, have effects on the writing production of this discursive genre in the first year of Unifebe’s Letras Course (Brusque-SC). A longitudinal follow-up students’academic literacy construction, in the course of 2005, has been performed. The writing production of one student indicates that teacher’s literacy orientations, within summaries’ comprehension and analyses, don’t determine that she produces summaries completely right to the genre. The reasons are social situated, whether in the classroom setting, whether in the relation with distant talks in the space and time of this student and with others social identities of this literacy person. Nevertheless, and above all, these orientations help to increase the academic-professional identity in a more critical direction.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/UFSC)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro Universitário de Brusque (UNIFEBE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLetramento acadêmicopor
dc.subjectEventos de letramentopor
dc.subjectResumopor
dc.subjectSummarypor
dc.subjectAcademic literacypor
dc.subjectLiteracy eventspor
dc.titleLetramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmicopor
dc.title.alternativeLiteracy and interlocutive actions within summary's construction in the academic contextpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Unifebe publicar artigo 2007.pdfO artigo apresenta resultados de uma parte da pesquisa de doutoramento, em que a coleta de dados foi realizada na Unifebe, local de publicação deste artigo.104,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID