Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10119
Título: | Jogo com orientação : uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar |
Autor(es): | Palma, Míriam Pereira, Beatriz Oliveira Valentini, Nádia |
Palavras-chave: | Criança pré-escolar Programas de movimento Jogo |
Data: | 2009 |
Revista: | Revista da Educação Física/uem |
Citação: | "Revista da Educação Física/UEM". ISSN 0103-3948. 20:4 (2009) 529-541. |
Resumo(s): | Este estudo investigou a influência de distintos programas de movimento sobre o desenvolvimento motor e o engajamento de pré-escolares. Participaram 71 crianças, com idade entre 5 e 6 anos, da Associação da Creche de Braga (Portugal). Os grupos experimentais beneficiaram-se de programas distintos (Jogo com orientação e Jogo livre em contexto enriquecido). O TGMD–2 foi aplicado para a análise do desenvolvimento motor das crianças. Para se averiguar o seu engajamento nos programas, utilizou-se uma análise qualitativa e quantitativa das habilidades avaliadas no TGMD-2, realizadas pelas crianças nas sessões. Os resultados revelaram que (a) a participação das crianças no programa Jogo com orientação promoveu ganhos em seu desempenho motor, enquanto que mudanças não foram observadas nas do grupo Jogo livre em contexto enriquecido, nem nas do grupo Controle e (b) durante as intervenções, as crianças do grupo Jogo com orientação apresentaram engajamento superior às do grupo Jogo livre em contexto enriquecido. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10119 |
ISSN: | 0103-3948 1983-3083 (on-line) |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DEAEF - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogo com orientação MiriamPalma7014-32501-1-PB[1].pdf | Documento principal | 106,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |