Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10057

TitlePara uma desconstrução de alguns pressupostos existentes sobre género, discurso e poder
Author(s)Rocha, Maria Custódia Jorge da
KeywordsDesconstrução
Género
Discurso
Poder
Issue date2008
PublisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
CitationCONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 6, Lisboa, Portugal, 2008 – “Mundos sociais : saberes e práticas : actas”. [Lisboa] : APS, 2008.
Abstract(s)Uma investigação teórica e empírica apoiada num estudo de caso (Rocha, 2007) permite-nos reafirmar a necessidade de desconstrução social de alguns pressupostos existentes (metodologicamente apoiados pelos critérios da racionalidade científica) sobre género, discurso e poder. Apresentamos neste texto os principais vectores analíticos resultantes dessa investigação: O género resulta de uma construção social tendente à consolidação de uma diferenciação hierárquica entre homens e mulheres, mas também pode estar sujeito a uma desconstrução social; Os discursos não são apenas construções sociais fixas do mundo, para sempre instituídos, eles são também elementos instituintes de importantes reconfigurações de novas relações sociais de poder; O poder não se possui, carece de essência, é relação. Não há pois possuidores do poder, mas sim mulheres e homens que o actualizam.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10057
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Actas VI Cong. Português de Sociologia.pdf284,41 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID