Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10030

TítuloOs quadros interactivos multimédia : da formação à utilização
Autor(es)Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Palavras-chaveQuadros interactivos multimédia
QIM
Novos ambientes de aprendizagem
Modalidades de formação
Tecnologias de Informação e comunicação
Interactive whiteboards
New environments of learning
Information and communication technology
Modalities of formation
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 941-954.
Resumo(s)Nesta comunicação fazemos uma análise do impacto da integração dos Quadros Interactivos Multimédia – QIM – no contexto escolar. Pensando os QIM como um meio que visa melhorar as aprendizagens dos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais aliciante, pretendemos reflectir no modo como estão a ser utilizados e que vantagens daí advêm. Emergem novos modelos e mecanismos de formação, reconhecidos pelo Ministério da Educação como de extrema importância, abrangidos pelo Plano Tecnológico da Educação - PTE. Seguidamente, indagamos sobre as possíveis alterações nas práticas lectivas dos formadores e professores que obtiveram formação nos QIM. Por fim, tendo como cenário de fundo o Plano de Formação TIC 2009, analisamos as competências exigidas aos docentes na utilização dos QIM, as implicações da integração dos QIM no processo de ensino-aprendizagem, partilhando algumas reflexões.
In this communication we contextualized the integration of Interactive Whiteboards (IWB) in the schools. The IWB can help to improve the learning process of students, making the teaching process and the learning process more captivating. New models and mechanisms of formation emerge, recognized by the Ministry of Education for being of extreme importance, included in the Technological and Educational Plan. Are described two vocational trainings realized, being one for formants and another for primary school teachers after thinking about the possible alterations in the teaching practices of formants and teachers that obtained vocational training on the IWB. Finally, having as deep scene of the Plan of Formation TIC 2009, we reflect about the sensible difficulties, the competences demand by teachers to use the IWB and the implications of the its integration in the teaching-learning process, sharing some reflections.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10030
ISBN978-972-98456-6-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos & Carvalho- 2009.pdf231,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID