Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9925

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de-
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade-
dc.contributor.authorCaluzi, João José-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2009-12-22T16:04:09Z-
dc.date.available2009-12-22T16:04:09Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.citationENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 7, Florianópolis, Brasil, 2009 – “Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.” [Florianópolis : ABRAPEC, 2009].por
dc.identifier.issn2176-6940-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9925-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar as concepções que grupos de professores do interior do Estado de São Paulo – Brasil tem sobre o tema evolução, em particular as suas concepções evolucionistas e criacionistas. A coleta de dados foi feita tendo como base um questionário elaborado no âmbito do projeto europeu de investigação Biohead-Citizen (Educação em Biologia, Saúde e Ambiente para uma melhor Cidadania - FP6, CIT2-CT2004-506015). Buscou-se investigar as opiniões ou reações dos professores sobre a origem da vida e da humanidade e identificar a possível influência dos valores e das práticas sociais de referência nas respostas obtidas. Análises correlacionadas envolvendo das concepções dos professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e de estudantes do curso de Pedagogia acerca do tema evolução com as variáveis religião e crença em Deus também são apresentadas e discutidas.por
dc.description.abstractThis current paper aims to assess the conceptions from groups of Brazilian teachers from São Paulo countryside about the theme evolution, in particular about their evolutionist and creationist conceptions. The data collect was done having as its base a questionnaire which follows the scope from the European project of investigation Biohead-Citizen (Biology, Health and Environmental Education for better Citizenship FP6, CIT2-CT2004-506015). It was aimed to investigate teachers´ opinions and reactions concerning the origin of life and the humanity as well. It was also aimed the likely influence of values and social practices on the answers achieved. Correlated analyses, whose themes were evolution with the variables religion and the creed on God, have been presented. Such work involved the conceptions from elementary school teachers, ranging from the first to the fourth level, and also students of Pedagogy.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - “Análise de manuais escolares” (PTDC/CED/65224/2006), LIBEC/CIFPEC (unidade de investigação 16/64)por
dc.description.sponsorshipProjecto Europeu FP6- “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectEvolução biológicapor
dc.subjectCriacionismopor
dc.subjectProfessores em formação e em exercíciopor
dc.subjectBiology educationpor
dc.subjectBiological evolutionpor
dc.subjectCreationismpor
dc.subjectFormation teachers and in exercise onespor
dc.titleConcepções criacionistas e evolucionistas de professores em formação e em exercíciopor
dc.title.alternativeCreationist and evolutionist conceptions from both in formation teachers and in exercise onespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/view/1186/462-
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC_Evolucao-Br.pdfArtigo422,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID