Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9887

TítuloPráticas de caridade na misericórdia de Viana da Foz do Lima (Séculos XVI - XVIII)
Autor(es)Ribeiro, António Magalhães da Silva
Orientador(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Data21-Set-2009
Resumo(s)O nosso estudo incide sobre a Misericórdia de Viana da Foz de Lima, desde a sua origem, em 1521, até 1800, num período marcado pelo nascimento, afirmação e sinais de crise, evidenciados de uma forma mais notória a partir de meados do século XVIII. Conferimos uma forte atenção aos aspectos que melhor permitiram desenhar a linha evolutiva da instituição ao longo de cerca de três séculos, procurando confrontar os fundamentos discursivos, com as práticas assistenciais. Caracterizámos a composição social da irmandade, avaliando igualmente as relações de parentesco entre os irmãos e a intervenção de algumas famílias, permitindo conhecer as elites locais e as sociabilidades por elas desenvolvidas. Identificámos marcas de profundo elitismo na direcção da confraria, especialmente nos actos eleitorais. Integrámos a confraria na sociedade local, relacionando-a com as instituições que lhe eram mais próximas e para as quais se apresentava como potencial concorrente, numa constante partilha de espaços e poder. A actividade caritativa da instituição não estava marcada por traços de universalidade, pelo que dispunha de critérios de selecção para eleger os pobres beneficiários dos diversos tipos de esmola. As mulheres órfãs e pobres, revelaram-se maioritárias dentro deste grupo especial de assistidos, sobretudo através da concessão de dotes de casamento, materializando dessa forma a intervenção da confraria na protecção à honra feminina. O mesmo princípio moral estava subjacente à protecção e administração do recolhimento de S. Tiago, destinado a mulheres nobres da vila afectadas por fenómenos de pobreza e potencialmente em risco de resvalamento social. O programa caritativo realizava-se com o trabalho voluntário dos irmãos e com o recurso a assalariados que garantiam algumas das tarefas especializadas. O financiamento do programa assistencial fazia-se com o recurso às contribuições voluntárias de confrades, peditórios e outras esmolas, mas sobretudo graças a numerosos legados testamentários que permitiram gerar novas receitas e, adicionalmente, erigir um património arquitectónico que elevava o grau de notoriedade da confraria, potenciando novas adesões. Finalmente estudámos a inscrição da confraria num tempo de forte paixão religiosa, avaliando as manifestações de culto que promovia e a sua gradual perda de importância na caminhada para o final do período em análise.
Our study is based on the Misericórdia de Viana da Foz de Lima, since its origin in 1521, up to 1800, a period marked by the birth, affirmation and crisis signals, evidenced in the more well-known form from the middle of century XVIII. We strongly turn to the aspects which allow us to draw an evolutionary line of the institution, throughout about three centuries, confronting the discursive basis, with the practical assistances. We characterized the social composition of the brotherhood, equally evaluating the blood relations between the “brothers” and the intervention of some families, therefore, through this, acknowledging the local elite and the social developments. We identified marks of profound elitism in the directory of the brotherhood, especially in electoral acts. We integrated the brotherhood in the local society, relating it with similar institutions and which presented potential competitors, in a constant allotment of space and power. The charitable activity of the institution was not marked by universality traces, for which a selected criteria was used to choose the poor beneficiaries from the diverse types of alms. It was revealed that the majority of this special group was shown by women orphans and poor people, through the concession of marriage endowments, in this way materializing the intervention of the brotherhood in the protection of the female honour. The same moral principle was subjacent in the protection and administration of the “Recolhimento de S. Tiago”, destined to the noble women of the village, who were affected by poverty and potentially in risk of social gliding. The charitable program was accomplished with the voluntary work of the brotherhood members and with the resource of the wage-earners who guaranteed some of the specialized tasks. The financing of the program was made with the resources of the voluntary contributions from the members of the brotherhood, public collections and other alms, but above all, thanks to numerous testamentary legacies which allowed generating new receipts and, additionally, to erect an architectural patrimony that raised the degree of notoriety of the brotherhood, conquering new adhesions. Finally, we studied the brotherhood in a time of strong religious passion, evaluating the cult manifestations which it promoted and its gradual loss of importance through the walk towards the end of the period in analysis.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em História (ramo do conhecimento em Idade Moderna e Contemporânea)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9887
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DH - Teses de Doutoramento/PhD Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Práticas de caridade (Volume I).pdf
Acesso restrito!
Volume I12,77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Práticas de caridade (Volume II).pdf
Acesso restrito!
Volume II15,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID