Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9849

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Anabela Dias da Costa-
dc.contributor.authorOliveira, Lia Raquel-
dc.date.accessioned2009-12-09T11:25:30Z-
dc.date.available2009-12-09T11:25:30Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., ed. lit. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 6, Braga, 2009”. Braga : Centro de Competência Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho, 2009. p. 1613-1618.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9849-
dc.description.abstractApresenta-se uma investigação que pretende observar e avaliar a utilização da audiovideografia em contexto escolar, em Educação Visual, no âmbito do Projecto Curricular de Turma (PCT) de alunos do 9º ano de escolaridade. Se dotarmos os jovens de conhecimentos sobre a linguagem audiovisual e os sensibilizarmos para o seu poder, estamos a contribuir para que se tornem receptores mais conscientes, mais críticos, mais reflexivos e mais sensíveis. Se os incentivarmos a usarem a tecnologia audiovisual digital como meio de transmissão das suas próprias mensagens e ideias, estamos a contribuir paraa formação de comunicadores mais interventivos, mais cívicos e mais criativos. Se dermos espaço e liberdade aos alunos para a produção das suas próprias narrativas audiovisuais e as tornarmos visíveis, o impacto na comunidade escolar será muito positivo, quer pelo diálogo que podem gerar quer pela promoção da linguagem audiovisual na escola.por
dc.description.abstractWe present a research that aims to observe and evaluate audiovisual practices in school, in Visual Education within the Class Curriculum Project, with students from 9th grade. If Knowledge about audiovisual language is provided to young people and if they became aware of its power, they can be more critical, more reflective and more sensitive. If they are encouraged to use audiovisual digital technology to express their own messages and ideas, they will be better prepared to face our technological society. If they are free to produce their own audiovisual stories and make them visible to others, the impact on the school community will be positive for the promotion of audiovisual language and media culture.eng
dc.description.sponsorshipCIEdpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXIpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCinema educativopor
dc.subjectPodcast vídeopor
dc.subjectEducação para os mediapor
dc.subjectCultura audiovisualpor
dc.subjectVídeo educativopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEducational cinemapor
dc.subjectEducational videopor
dc.subjectAudiovisual culturepor
dc.subjectMedia educationpor
dc.subjectMotivationpor
dc.titleAudiovideografia e cultura audiovisual: um estudo de caso com alunos do 9º ano do ensino básico, em educação visual, no âmbito do projecto curricular de turmapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID